Opinião

Evangelho no lar

Por |
| Tempo de leitura: 3 min

O Estudo do Evangelho no lar é uma reunião fraterna em família, num determinado dia e horário da semana, para uma leitura e troca de ideias sobre ensinamentos bons, em proveito do nosso próprio esclarecimento e do equilíbrio no lar. É um momento que nos permite elevar nossos pensamentos e sentimentos, favorecendo assim a assistência dos Mensageiros do Bem.

O Evangelho no lar não é uma prática exclusiva da Doutrina Espírita, ele pode ser feito por integrantes de qualquer religião. Não existe um livro específico para a sua realização, mas como sugestão, o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo é excelente para este fim. Também não existe número mínimo de participantes, podendo inclusive ser realizado por uma só pessoa.

Não existe um roteiro obrigatório a ser seguido de como fazer o Evangelho no lar, mas existe sim uma orientação, que pode ser adaptada de acordo com a necessidade e a vontade de todos. Recomenda-se que seja realizado pelo menos uma vez na semana, com duração aproximada de 30 minutos. Escolhe-se um cômodo da casa em que todos se acomodam confortavelmente e nele se coloca um recipiente com água potável. Um dos participantes faz uma prece inicial e depois alguém lê um trecho do livro adotado, que pode ser escolhido abrindo-o ao acaso ou sequencialmente. É importante que todos façam perguntas, comentários e observações sobre o assunto que foi ali exposto e, após decorrido o tempo desejado, alguém faz uma prece final. Por último todos tomam um pouco da água que foi colocada inicialmente no recipiente que permaneceu no local.

Os Espíritos Superiores que zelam por nós se fazem presentes no momento do Evangelho no lar. Eles comparecem para nos ajudar e também trazem outros Espíritos para que estes possam aprender com os ensinamentos ali edificados. Por isso a importância de se seguir um dia da semana e horário fixos, para que se crie uma rotina para nós, como também para a ajuda da Espiritualidade Superior. Caso não seja possível realizar no dia e horário habituais, devemos mentalizar com os nossos Espíritos Protetores, explicando que a reunião não irá acontecer na data de costume e sim em outra oportunidade. A Espiritualidade amiga que vem em nosso auxílio fluidifica a água que é colocada no ambiente, depositando nela energias salutares que são por nós absorvidas, promovendo benefícios tanto do ponto de vista físico quanto espiritual.

A prática do Evangelho no lar é muito importante pois ela harmoniza e equilibra o ambiente doméstico e seus integrantes. Além disso, ela também protege o lar e consequentemente as pessoas, contra eventuais ataques de Espíritos empenhados em nos fazer o mal. Joanna de Ângelis, mentora espiritual de Divaldo Franco nos fala: "Acende o sol do Evangelho em casa, reúne-te com os teus para orar e jamais triunfarão trevas em teu lar, em tua família, em teu coração".

Ao realizar o Evangelho no lar, estamos ajudando toda a nossa família e consequentemente todo o planeta, conforme nos ensina Emmanuel através de Chico Xavier: "O culto do Evangelho no lar aperfeiçoa o homem. O homem aperfeiçoado ilumina a família. A família iluminada melhora a comunidade. A comunidade melhorada eleva a nação".

Eduardo Battel é médico urologista, expositor espírita e Coordenador da Liga de Medicina e Espiritualidade da FMJ (ebattel@hotmail.com)

Comentários

Comentários