Pela Ordem deste sábado (7)

Os destaques da política na coluna Pela Ordem deste sábado (7)

Por Niza Souza | 06/01/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Editora de Política

DIVULGAÇÃO

Paes de Andrade assume Secretaria de Gestão e Governo Digital
Paes de Andrade assume Secretaria de Gestão e Governo Digital

Tarcísio nomeia Caio Paes de Andrade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nomeou nesta sexta-feira (6) o ex-presidente da Petrobrás Caio Paes de Andrade como secretário de Gestão e Governo Digital do Governo do estado. Paes de Andrade se desligou da presidência da Petrobrás no começo desta semana. Ele havia sido indicado para o cargo em junho de 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Senadora articula candidatura

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) está costurando junto à bancada feminina sua candidatura para a primeira vice-presidência do Senado. Segundo ela, a última vez que a bancada lançou um nome para Mesa Diretora foi há dez anos. Geralmente, a eleição se dá de maneira consensual para todos os cargos, como uma chapa. Mas caso não consiga, não descarta lançar o seu nome avulso.

Fotógrafo agredido em ato em MG

Um repórter fotográfico de 60 anos, funcionário do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte (MG), foi agredido com pancadas na cabeça e roubado enquanto fazia reportagem em manifestação bolsonarista em frente a um quartel na capital mineira nesta quinta-feira (5). A Polícia Civil investiga. O fotógrafo gravou com o celular o momento em que é agredido. O profissional, ao ser notado, tenta deixar o local, mas é perseguido. Ele levou dois pontos na cabeça e teve alta nesta sexta-feira (6).

PGE cobra multa de Eduardo Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não pagou até esta sexta-feira (6) as multas que recebeu em 2021, durante a gestão João Doria (PSDB), por não usar máscara contra a covid-19 em visitas ao estado. Na última terça-feira (3), já durante a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), vinculada diretamente ao governador, entrou na Justiça com duas ações de execução fiscal contra Eduardo. O valor cobrado na Justiça é de R$ 113 mil.

Metade do Congresso rejeita governo Lula

Uma análise de perfil, atos legislativos, declarações e redes sociais dos 513 deputados federais e 81 senadores que formarão o novo Congresso Nacional mostra que praticamente a metade manifesta rejeição ao governo Lula (PT). O resultado faz parte de um estudo feito pela fundação do Partido Republicano da Ordem Social (Pros). O partido integrou formalmente a chapa de Lula e recentemente aprovou sua incorporação ao Solidariedade. O estudo é mais um indicativo da dificuldade do novo governo para formar uma base de apoio sólida a partir de fevereiro.

Uso de máscara deixa de ser obrigatório

Após quatro semanas consecutivas de queda nos números de novos casos de covid-19 em Louveira, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, revogou nesta sexta-feira (6) a obrigatoriedade no uso de máscara em ambientes internos. Porém, fica mantida a obrigatoriedade nas unidades da saúde e também no transporte público, seguindo o decreto do Governo do Estado de São Paulo, vigente desde novembro. “Nossa gestão tem trabalhado, com planejamento e monitoramento constante, na prevenção de novos casos de Covid na cidade. Em novembro, por conta da alta, adotamos novas medidas que foram imprescindíveis para a redução dos casos neste início de ano. Conseguimos uma importante tendência de queda nos registros”, afirmou o prefeito Estanislau Steck (PSD). Apesar da não obrigatoriedade, a Secretaria de Saúde aponta como recomendado o uso de máscara.

Renan Calheiros é réu em processo

A Justiça do Distrito Federal aceitou uma denúncia contra o senador Renan Calheiros (MDB) e o tornou réu por calúnia, injúria e difamação. A ação foi movida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). No processo, Lira diz que Calheiros cometeu “delitos contra a sua honra” por meio de postagens no dia 11 de outubro de 2022. A defesa disse que ainda não foi intimada.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.