Feliz 2023

07/01/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Que este ano seja incrível para você. Sim, você, pois hoje vamos ter um papo apenas nós, já que este é o momento de reforçar sonhos, desejos e bons sentimentos, de olhar para a sua saúde e conseguir realizar tudo o que desejar. Aproveitando essa atmosfera de boas energias, é hora de começar a se tornar melhor em alguns aspectos da sua vida. Sabe por quê? Porque você é a pessoa mais importante do mundo, ou deveria ser. Quero que você comece seu ano olhando para você.

Vamos analisar alguns pontos que podem fazer deste ano o melhor da sua vida, apenas fazendo por você aquilo que ninguém mais poderá fazer. Mãos à obra?

Focar na saúde é o primeiro ponto, mas para chegar nela é preciso passar por alguns detalhes importantes da vida e da rotina. Primeiro ponto: gerenciar melhor o seu tempo. Muitas vezes você não está sobrecarregado, mas desorganizado. E a organização vai desde pensar e listar a compra do supermercado, da feira, das coisas importantes a fazer, do que fazer e quando. Tirar um tempinho na semana para organizar a próxima pode ser um ponto chave para fazer seu ano render mais em tempo e a economizar e multiplicar seu dinheiro.

Acordar mais cedo, listar tarefas, cumpri-las, definir prazos e checar a agenda são pequenos passos para ter mais organização. Não se esqueça de incluir a atividade física na sua rotina, além de uma meditação diária.

Outro ponto importante é manter o foco. Esta é a grande lacuna entre sua vida atual e aquela almejada. Se quiser se tornar melhor em algo, conquistar seus sonhos, é preciso ação. Fazer o que tem que ser feito é uma dádiva.

Concentrar-se 100% no que está fazendo em vez de fazer dez coisas ao mesmo tempo economizará sua energia e seu tempo. Pequenas melhorias ao longo do tempo geram grandes mudanças, comece devagar, mas diariamente faça algo para melhorar. E se os problemas vierem, não se concentre no negativo, tenha uma mentalidade de resolução de problemas, assim os obstáculos serão superados rapidamente, com foco e controle emocional. Teremos muitos problemas no ano, então seja esperto e solucione-os com criatividade e bom senso.

E quando seus pensamentos estiverem tumultuando sua cabeça, excessivamente, preste atenção na sua respiração. Ela o trará de volta ao momento presente.

É aqui que eu queria chegar. Se há algo bom que você poderia incluir em seus hábitos neste ano para melhorar tanto sua saúde física quanto mental, é procurar treinar sua respiração. Cada inspiração nos fornece energia e cada expiração libera a energia velha e obsoleta. Existem tantas maneiras de respirar quanto alimentos para comer. E a cada maneira como respirarmos afeta nosso corpo de formas diferentes. Apenas puxe o ar e deixe seu corpo fazer o resto. Acredito ser o pilar que falta na nossa saúde, pois tudo começa e termina nela, não é mesmo? Segundo cálculos médios, você respirará 670 milhões de vezes durante sua vida. E pode chegar a muito mais.

Quando eu disse que queria chegar neste ponto, na respiração para que seu ano seja incrível, é porque poderá ser através dela a sua grande mudança. Se deseja foco, podemos treinar através da respiração. Se deseja ser mais tranquilo e ter mais criatividade, também. Se quer eliminar dores na coluna ou melhorar sua digestão, conseguiremos através dela também, até mesmo melhorar esteticamente seu abdômen, incrível, não é?

Respire. Treine a respiração quando tirar um tempinho para meditar, comece com 5 minutos apenas, e foque em inspirar num ritmo de 3 a 6 segundos, pausar e expirar no dobro desse tempo. Lentamente, conscientemente. Treine também a respiração através dos exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, bike ou natação. Tente focar na respiração nasal. Comece o ano olhando para si, estabelecendo metas e cumprindo-as. Quero que você seja muito feliz e conquiste seus sonhos. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.