Pela Ordem desta terça-feira (3)

Os destaques da política na coluna Pela Ordem desta terça-feira (3).

Por Niza Souza | 02/01/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Editora de Política

ARQUIVO PESSOAL

Mariana Janeiro com o ministro Alexandre de Moraes
Mariana Janeiro com o ministro Alexandre de Moraes

Sessão extra na Câmara de Itupeva

O prefeito de Itupeva, Marcão Marchi (PSD), enviou projetos de urgência para a Câmara da cidade, que realizou sessão extraordinária para votação, na noite de 29 de dezembro. Os vereadores discutiram e aprovaram dois projetos: o PL da revisão do Plano Diretor de Itupeva, em segundo turno; e o projeto 602, que aprova a prefeitura a pagar subsídio para o transporte coletivo do município.

Jundiaiense no Palácio do Itamaraty

A jundiaiense Mariana Janeiro, membro da Executiva do PT, foi uma das convidadas para o jantar da posse do presidente Lula, realizado no Palácio do Itamaraty na noite de domingo (1). Mariana divulgou várias fotos nas redes sociais, mas a mais emblemática é a imagem com Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que coordenou as eleições gerais de 2022.

Governo mantém desoneração

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a medida provisória (MP) que prorroga por 60 dias a desoneração de combustíveis no país, medida criada por Jair Bolsonaro (PL) em meio ao avanço dos preços do petróleo e que tinha como prazo 31 de dezembro de 2022. A decisão foi tomada para evitar um aumento expressivo nos postos de gasolina logo no começo do mandato do novo mandatário.

Redes: Bolsonaro não atualiza perfil

Horas depois de Lula (PT) tomar posse como presidente da República, o ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL) fez postagens em três redes sociais, mas manteve o antigo cargo em sua biografia. Até o fim da tarde de ontem (2), quem entrou no Twitter, Facebook e Instagram de Bolsonaro leu que ele é “presidente da República” e candidato à reeleição. Nas primeiras horas de domingo (1), Google e Wikipédia atualizaram os perfis de Lula e Bolsonaro, deixando clara a transferência de poder. No domingo, Bolsonaro publicou um vídeo antigo, no qual ele aparece citando algumas realizações de seu governo.

Ex-presidente recebe apoiadores nos EUA

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu apoiadores e deu autógrafos aos partidários que foram vê-lo no condomínio em que está hospedado na região de Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos. Bolsonaro saiu do Brasil na sexta (30) e, desde então, centenas de brasileiros visitam o condomínio, onde a restrição de acesso é pequena e não há barreiras de segurança. Agentes do serviço secreto americano cercavam a casa em que Bolsonaro está hospedado, do ex-lutador de MMA José Aldo, a poucos minutos da Disney. Há também viaturas da polícia no local.

Emenda muda data da posse presidencial

O presidente Lula (PT) e os governadores que assumiram os cargos para esta gestão terão mandatos até a primeira semana de 2027. Isso porque o próximo presidente eleito será empossados em 5 de janeiro de 2027, e os governadores no dia 6 de janeiro, e não mais no dia 1º. Uma emenda constitucional alterou a data das posses. A alteração, no entanto, pode criar impasses, uma vez que o ano orçamentário acaba no primeiro dia de janeiro. Por isso, a nova data valerá apenas em 2027. A expectativa é que até lá seja aprovada uma lei alterando o ciclo do Orçamento.

Moro questiona Lula sobre corrupção

Senador eleito pelo Paraná, Sergio Moro (União Brasil) cutucou o presidente Lula (PT) já no primeiro dia de seu governo. Em uma rede social ele questionou: “Não quero atrapalhar a festa, mas, em algum momento, vocês ouviram Lula falar em combater a corrupção nos seus discursos de ontem [domingo]?”. Nos comentários, alguns seguidores elogiaram e outros criticaram o ex-juiz e ex-ministro do governo Jair Bolsonaro. Em poucas horas, a postagem tinha mais de 3 milhões de visualizações.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.