MANDATO

Lula toma posse neste domingo, com solenidade e festa popular

As forças de segurança pública federais e do Distrito Federal estão trabalhando em conjunto para garantir um dia sem violência ou acidentes

Por Niza Souza | 31/12/2022 | Tempo de leitura: 2 min

DIVULGAÇÃO

Milhares de pessoas devem participem da festa que está sendo preparada
Milhares de pessoas devem participem da festa que está sendo preparada

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), tomam posse neste domingo (1º). Milhares de pessoas devem participem da festa que está sendo preparada.

Lula e Alckmin tomarão posse em sessão solene do Congresso Nacional, às 15h. Mas a festa popular, as atrações culturais e gastronômicas e os shows musicais começam antes, a partir das 10h. A sessão solene de posse será presidida pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.

As forças de segurança pública federais e do Distrito Federal estão trabalhando em conjunto para garantir um dia sem violência ou acidentes. O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios está proibido até o dia 2.

O roteiro da posse prevê que Lula será recebido no Congresso pelos presidentes da Câmara e do Senado. Depois da posse no Congresso, o petista vai para o Palácio do Planalto subir a rampa e discursar no Parlatório que fica em frente à Praça dos Três Poderes.

Duas alterações estão previstas em relação a cerimônias anteriores. Uma delas é que não deve ocorrer a tradicional salva de 21 tiros de canhão. A outra é que as esposas de Lula e Alckmin, Rosângela da Silva e Lu Alckmin, respectivamente, devem subir a rampa na frente dos maridos, e não atrás, como de costume.

Também está sendo esperada a participação da cachorrinha Resistência, adotada por Lula e Janja, como é conhecida a futura primeira-dama.

MÚSICA E SEGURANÇA

Paralelamente às solenidades oficiais, ocorrerá na Esplanada dos Ministérios o Festival do Futuro, com shows gratuitos de dezenas de artistas em dois palcos. Haverá nos palcos um telão para a transmissão dos eventos da posse. A festa terá início às 10h. Os shows musicais serão interrompidos entre 13h e 18h30 para que o público acompanhe a transmissão da posse oficial em telões instalados na área do festival.

Haverá shows gratuitos de diversos artistas: Gaby Amarantos, Baiana System, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Pablo Vittar e Duda Beat, Chico César, Leoni, Maria Rita, Margareth Menezes, Martinho da Vila, Odair José, Pabllo Vittar, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz, Valesca Popozuda, Zélia Duncan, entre outros.

O sistema de segurança será reforçado. Será proibido acessar a área com armas brancas ou objetos pontiagudos. A PM do Distrito Federal fará revistas pessoais e bloqueios nas principais vias da Esplanada dos Ministérios e em meio ao público.

A PF vai focar na proteção de autoridades, com mil policiais trabalhando. Estão confirmadas 56 delegações estrangeiras, com 25 presidentes e chefes de Estado.

Fonte: Agência Senado

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.