Pela Ordem desta sexta-feira (30)

Os destaques da política na coluna Pela Ordem desta sexta-feira (30)

Por Niza Souza | 29/12/2022 | Tempo de leitura: 3 min
Editora de Política

DIVULGAÇÃO

Mariana Janeiro convidada para jantar da posse de Lula
Mariana Janeiro convidada para jantar da posse de Lula

Prefeito se reúne com Defesa Civil

o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), reuniu equipes da Defesa Civil e de unidades de gestão para reforçar as ações por conta das chuvas dos últimos dias. “A quantidade de chuvas neste mês já é superior à média de dezembro nos últimos 10 anos. Nos reunimos com a Defesa Civil para monitorar a situação e programar as próximas ações, já que a previsão do tempo é de mais chuvas nos próximos dias”, informou.

Mariana Janeiro no jantar de Lula

A jundiaiense Mariana Janeiro, que faz parte da Executiva do PT, é uma das convidadas para o jantar da posse do presidente eleito Lula, que será realizado no Itamarati, após a cerimônia de passagem da faixa presidencial. “É a realização de um sonho. Há anos dedico minha vida, trabalho e estudos ao partido na esperança de viver esse dia. Será uma posse linda, popular, do povo e para o povo. Estou ansiosa, mas muito tranquila em saber que nosso país será um novo país a partir do dia 1º”, disse ela ao JJ.

Faouaz lamenta morte de Pelé

A morte de Pelé na tarde desta quinta-feira (29) repercutiu entre os políticos de Jundiaí e região. O presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha (PSDB), lamentou a morte do ex-jogador. “Nos despedimos hoje do rei do futebol. Alguém que trouxe tantas alegrias ao nosso País, fez tanto nosso povo feliz e marcou diferentes gerações. Com certeza nos deixa saudade”, escreveu. O futuro presidente da Casa, Antônio Albino (PL), também lamentou. Nas redes sociais, Albino escreveu: “Eu sempre torci por você. Eu sempre quando pude assistia os seus jogos. Eu sempre vibrei pelos seus gols. Eu sempre te admirei”.

Prefeitos da região também lamentam

O prefeito de Louveira, Estanislau Steck (PSD), também lamentou a morte do ídodo do futebol brasileiro. Em uma mensagem breve, também usou as redes para se despedir de Pelé: “Vai em paz, Rei do Futebol!”, escreveu. Com a hastag PeléEterno, o prefeito de Cabreúva, Antonio Carlos Mangini (PSDB), fez uma postagem de despedida para o jogador: “Descanse em paz, rei Pelé!

Portaria: 2023 terá 9 feriados nacionais

O Ministério da Economia editou portaria que estabelece os dias de feriados nacionais e de ponto facultativo no ano de 2023. Serão 9 feriados, entre eles o dia 7 de abril (Sexta-feira Santa), e 5 pontos facultativos, como o dia 8 de junho (Corpus Christi). A medida é para cumprimento pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. A portaria define ainda que os feriados estaduais ou municipais serão observados pelas repartições da administração pública federal direta, autárquica e fundacional dos estados e municípios.

Bolsonaro recua de veto a R$ 10 bilhões

Após insatisfação da cúpula do Congresso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) recuou do veto e decidiu liberar uma manobra que dá sobrevida a quase R$ 10 bilhões em emendas parlamentares que ainda não foram totalmente executadas. Emenda é a forma de parlamentares enviarem recursos para suas bases eleitorais. Por causa da demora na execução, é comum que o contrato só seja concluído meses ou até anos após a indicação da emenda. Pelas regras atuais, as emendas de 2019 e 2020 que ainda não foram executadas seriam canceladas no fim deste mês.

PM é acionada por suspeita de bomba

A Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada na tarde desta quinta-feira (29) para uma suspeita de bomba no Sudoeste, em Brasília. Uma mochila preta foi abandonada em um prédio comercial, a poucos quilômetros do QG do Exército. Funcionários de uma pizzaria relataram que viram nas câmeras um homem, que afirmam ser morador de rua, deixando a mochila no local. A PMDF afirma que não há confirmação até as 18h30 de ser uma bomba, mas o local está isolado para averiguação. No local onde a bomba foi deixada, há cerca de 25 lojas. Próximo aos comércios, há um trecho de área residencial. Esta é o quinto chamado semelhante em Brasília nos últimos dias, às vésperas da posse de Lula à Presidência.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.