ESTILO

Além da música, funk dita moda dos 'kits' prontos

Por Giovanna Vianna | Jornal de Jundiaí
| Tempo de leitura: 3 min
Daniel Tegon Polli
Camisetas, bermudas, bonés, tênis e correntes compõem os famosos 'kits' prontos de moda masculina
Camisetas, bermudas, bonés, tênis e correntes compõem os famosos 'kits' prontos de moda masculina

Camisetas, bermudas, bonés, tênis e correntes compõem os famosos 'kits' de moda masculina. Cada vez mais presente entre os jovens, o estilo inspirado no funk brasileiro tem como preferência as marcas Oakley, Lacoste, Nike e Quiksilver. Segundo vendedores e adeptos ao estilo, a moda vem crescendo e conquistando pessoas de todas as idades.

Assim como outros estilos musicais, há um tempo o funk vem ditando a moda jovem, da periferia ao mercado mais elitizado. Em meados de 2009 nascia em São Paulo o funk ostentação, vertente da música que falava sobre superação financeira e citava diversas marcas de luxo de roupas e acessórios. Com isso, algumas marcas se tornaram o sonho de consumo nas periferias do Brasil.

Em Jundiaí, na Ponte São João, uma loja de moda masculina chama a atenção por venderem os famosos 'kits' de roupas e acessórios. Segundo o proprietário Rodrigo dos Santos, o kit nada mais é do que um conjunto pronto para algum compromisso, normalmente com peças da mesma marca. "Muitos clientes nos procuram para comprar o kit completo, dificilmente levam só uma peça. Além disso, muitos buscam por peças específicas, que viram em redes sociais ou videoclipes. Acredito que o funk influencia muito no modo de vestir, principalmente devido à ostentação em usar roupas de marca", explica.

Divididas em calçados, vestuário e acessórios, o estilo inspirado na moda surf e esportiva ganhou espaço entre os fãs e está cada vez mais presente nos comércios. "Estamos vendendo muito bem e acredito que até o Natal possa dobrar. Temos muitos clientes fiéis que frequentam a loja há anos porque gostam do estilo e muitos que chegam a cada dia. O que ajuda bastante a gente nessa prospecção é a rede social. Postamos novidades e lançamentos diariamente, que chegam até vender no mesmo dia", conta o proprietário.

Cliente da loja há mais de dois anos, Denisia Lopes faz questão de comprar todo mês um kit novo para seu marido. "Gosto muito do estilo e de estar sempre presenteando meu marido. Então aproveito para comprar vários kits de camisas e bermudas da mesma marca. É um estilo que não se encontra em todos os lugares, além disso, são poucas as lojas que oferecem grande variedade de marcas no estilo surf e casual, como Lacoste e Tommy Hilfiger", conta Denisia.

A tendência de falar de marcas de luxo continua em alta na música e segue influenciando diversos jovens. Além disso, muitas dessas marcas ganham uma versão falsificada nos grandes centros, fazendo com que as peças atinjam um preço acessível e fiquem ainda mais populares.

O amante do estilo, Lucas Victor Pedulla de Souza, de 22 anos, diz que não se sente influenciado pela música, mas que é o único jeito de se vestir que lhe faz bem. "É uma moda que eu gosto e me sinto à vontade. Uso bastante peças da Quiksilver e Oakley. Compro novos kits quase todo mês, principalmente se tenho algum evento ou data importante. Acho bem legal o que algumas lojas fazem, de divulgarem os conjuntos já prontos com bonés e acessórios. Isso facilita bastante na hora de escolher", diz.

Inspirado na moda surf e esportiva, o estilo conquista adeptos
Inspirado na moda surf e esportiva, o estilo conquista adeptos

Comentários

Comentários