Receber boas notícias alegra o nosso coração, não há nada mais revigorante do que receber uma boa nova!
Por exemplo, quando alguém que amamos está internado ou em um procedimento cirúrgico e depois de algum tempo de angústia em espera vem a tão aguardada notícia, dada pela equipe médica dizendo, que a cirurgia foi um sucesso e que está tudo bem, a sensação de alívio é imediata e às vezes ate as lágrimas escorrem pelo rosto de tanta alegria. Ou ainda quando recebemos a notícia de uma gravidez desejada, quando somos chamados pelos nossos chefes para recebermos a tão sonhada promoção, quando de surpresa recebemos um aumento bem naquele momento em que as contas estavam sufocando. Todas essas notícias nos fazem sentir ótimos e geram alívio em meio a inúmeras circunstâncias, até mesmo em meio ao caos podemos ter esperança.
Natal representa para nós exatamente isso, a melhor de todas as notícias, a boa nova que nos traz paz, alegria, esperança e fé.
A Bíblia nos narra, através do evangelho de Lucas, o anúncio dessa boa nova, quando o anjo Gabriel aparece a Maria e lhe diz: "Alegre-se, mulher favorecida! O Senhor está com você!"
O anúncio do nascimento de Jesus à sua mãe já se inicia com uma palavra de alegria e de favorecimento, e o motivo era exatamente a afirmação seguinte de que o Senhor estava com ela. A chegada de Cristo representa essa verdade para nós: Deus está conosco, assim como diz um de seus nomes, que é Emanuel.
Porém, o anjo não para por aí, ele continua dizendo: "Não tenha medo, Maria." Esta é a outra grande verdade que o Natal nos traz: a chegada de Cristo, que é o perfeito amor lança fora todo o medo! A narrativa do evangelista continua dizendo outras grandes verdades de Jesus que trazem para nós um sentido muito maravilhoso do Natal sendo esta a noticia de um verdadeiro milagre.
A boa nova trazida a Maria, aos pastores no seu nascimento, ao profeta Isaías tantos anos antes era a maior e melhor de todas as notícias, aquele que traria a verdadeira vida chegou.
A notícia do nascimento de Jesus para o profeta Isaías foi com a visão de um governante poderoso, justo, pacificador e sábio. "Um menino nos nasceu, um filho nos deu, o governo está sobre os seus ombros e seu nome será: Maravilho Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Que notícia poderosa para um povo que andava em grandes trevas, para quem estava oprimido, marginalizado e acuado. A notícia de Jesus era libertadora, era como se dissesse: agora é a vez de vocês!
Para os magos, Jesus era o sinal, a estrela a ser seguida. Diz o texto que, quando os reis magos chegam a Herodes, perguntam onde estava o recém-nascido, rei dos Judeus, pois haviam visto sua estrela e vieram adorá-lo. Não há noticia melhor para quem está perdido do que encontrar uma direção. Os reis magos encontraram a sua direção na notícia do nascimento de Cristo através da estrela.
Para Simeão, a notícia de Jesus era o cumprimento da promessa de Deus para sua vida, pois Deus havia dito a ele que não morreria sem antes ver a salvação do Senhor, e ele o vê quando Jesus é levado ao templo para que pudesse confirmar a notícia da promessa cumprida.
O Natal representa todas estas coisas, representa a melhor de todas as notícias: Jesus nasceu e isso é mais que suficiente!
Saber que Jesus nasceu é algo tão maravilhoso pois nEle encontramos a resposta e a solução para tudo em nossa vida. Ele é a notícia que eu e você precisamos, para Maria ele foi a notícia do milagre, para Isaías ele foi a noticia da esperança e da libertação, para os reis magos ele foi a notícia de que enfim acharam a direção para a vida, já para Simeão ele foi a noticia de que a promessa foi cumprida. E para você que notícia te trouxe o nascimento de Jesus?
Jesus nasceu, que grande notícia!
Pastor Daniel Antônio é teólogo, administrador e publicitário (daniel.antonio@nazareno.com.br)