ARTIGO

Feliz Natal e um 2023 cheio de brindes!

Por Murilo Azevedo Pinto | 11/12/2022 | Tempo de leitura: 4 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

Sauvignon Blan
Sauvignon Blan

Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé /  Manda essa tristeza embora / Basta acreditar que um novo dia vai raiar / Sua hora vai chegar!!! Tá escrito – Grupo Revelação.

Bom, antes de mais nada, importante frisar que, após covid bem enfraquecida, graças a Deus, eleições e Copa do Mundo, parece que o ano acabou mesmo!! Espero que tenha acabado bem para todos! Mais um ano meio atípico, corrido, altos e baixos, Papai Noel cada vez mais em baixa, enfim, vamos que vamos, a luta continua!

O importante, como sempre digo, é que também é época de reflexões, novos projetos para 2023 e, claro, época de brindes, com muitos vinhos brancos, rosés, tintos e principalmente os espumantes! Vamos ver:

Para a recepção, não deixem de ter os espumantes. A dica que dou são os “brazucas” bons, bonitos e baratos! O espumante nacional para um dia festivo, e para beber despretenciosamente, não tem erro!! Além do que, espumantes tanto brut, demi-sec ou doce são verdadeiros coringas nas harmonizações com os pratos natalinos. 

No tocante aos pratos principais, mais especificamente aos tradicionais peru, pernil ou tender, por se tratarem de carnes assadas, cheias de sabor e que podem variar muito em função do molho ou modo de preparo, uma boa opção é um vinho tinto jovem, com bastante frescor, fruta, como os das uvas Syrah, Merlot, Tempranillo, ou então um branco com mais corpo e de preferência que tenha estagiado em barricas de carvalho, tipo um Chardonnay.

E para a sobremesa? Frutas com espumante doce é um casamento legal. Que tal um Moscatel? Para panetones e afins, o vinho do Porto vai fazer bonito!

E para a festa da virada??! 

Vale frisar que a palavra Réveillon tem origem francesa, baseada no verbo “réveiller”, que tem o significado de “acordar”, “despertar” ou “reanimar” (em sentido figurado). Por isso, ligamos o Réveillon com o despertar de um novo ano.

Interessante, não? Mas e aí? Na noite do Réveillon vamos de vinho? Siiiiimmm! Afinal, na ceia do “Ano Novo”, comilança e brindes é que não faltam. A lentilha e a carne suína sempre estão presentes na mesa, uma vez que, além de proporcionarem pratos saborosos, carregam a fama de trazerem boa sorte, realizações e dinheiro.

Apontamentos históricos indicam que o consumo da lentilha remonta há 8.000 anos a.C., pois foi um dos primeiros alimentos cultivados na pré-história. Até hoje é indispensável na ceia da passagem do ano.

Quanto ao porco, descendente do javali europeu e domesticado por volta do ano de 10.000 a.C., além de nos proporcionar um banquete apetitoso, é considerado uma carne positiva, pois o animal fuça no chão e empurra a terra para frente. Prosperidade!

Vamos às dicas de harmonizações: para uma salada com lentilhas, prefira um vinho branco leve, fresco, com boa acidez e aromas de frutas cítricas ou tropicais. Sauvignon Blanc, Torrontés, Chardonnay, Chenin Blanc, Albariño, Viura, ou então um rosé! Ah demais! Opções é que não faltam. Eis um saboroso desafio!

Para o porco, na ceia em particular, isto é, preparado no forno, normalmente com molho agridoce, comportar-se-á muito bem com um vinho tinto, elegante, equilibrado e bem elaborado. Aqui entram Merlot, Syrah, Pinot Noir, Tempranillo, Sangiovese, Touriga Nacional, etc. Mas que tal fazer a experiência com um branco da uva Riesling? Vinho branco com carne de porco? Isso mesmo! Pode confiar. Fica muuuito bom!

No entanto, o mais consumido nas noites do Réveillon, antes, durante e depois da ceia, e que não pode faltar, é o vinho espumante. Tanto para a recepção, brindes, aperitivos, frutas ou até para a noite toda, com certeza ele será um parceiro fiel, brilhante e borbulhante para a data festiva. Bom, agora é com vocês!

Em suma, pode vir 2023, “Nóis capota, mas não breca!”, DELEITE

Sem mimimi, xô covid, tchau pandemia, sem lamentações, um ano cheio de disposição, luta, trabalho, reflexões, sabedoria, otimismo, saúde, muita saúde! Grana, bom humor, sorriso no rosto, vinho branco, verão, Chardonnay, Sauvignon blanc, praia, rosé, amor, namoro, Douro,  lareira, chuva, Tempranillo, paleta de cordeiro com batatas ao alecrim, gargalhadas, boa companhia, sem estresse, Alentejo, viagens, diversão, bacalhau mergulhado no azeite, meditação, respeito, educação, amor, Amarone, paixão, cumplicidade, emoção, Toscana, Brunello di Montalcino, encontros, confrarias, amigos, Confit de Canard, Bordeaux, equilíbrio, pizza, Chianti, Sangiovese, comemorações, novas amizades, exercício físico, Mendoza, churrasco com Malbec, música boa,  beijos, Cabernet Franc, Vale do Loire, paz, Paris, harmonia, carne de porco com Riesling, chocolate com vinho do Porto, Moscatel de Setúbal com queijo Serra da Estrela, elegância, Borgonha, Pinot Noir, felicidade, união, dança, África do Sul, Chenin Blanc, Brasil, espumantes, xô corrupção, justiça, vitórias, igualdade, pôr do sol, doação, hospitalidade, caridade, Chile, Syrah do Aconcágua, nhoque da avó, molho à bolonhesa, infância, alegria, segurança, Merlot, Saint Emilion, sucesso, degustações, Uruguai, Tannat, tanino, energia positiva, força, Rioja, garra, Garnacha, Tondônia, céu estrelado, momentos borbulhantes, Champagne, brindes, carinho, respeito, crianças, compreensão, família, fé, esperança e um mundo cheio de pessoas do bem na construção incansável de um mundo melhor!

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.