ASTRONOMIA

Jundiaienses se destacam na Nasa e influenciam estudantes

Profissionais que se dedicam à ciência e chegaram à Nasa através dos estudos inspiram jovens que sonham em seguir carreira na astronomia

Por Luana Nascimbene | 26/10/2022 | Tempo de leitura: 1 min

Arquivo Pessoal

Pedro Gerum participou de um projeto da Nasa que descobriu mais de 300 novos exoplanetas
Pedro Gerum participou de um projeto da Nasa que descobriu mais de 300 novos exoplanetas

Talentos de Jundiaí têm se destacado na área da astronomia e conquistado espaço ao redor do mundo, sejam alunos promissores, professores e cientistas renomados. Profissionais que se dedicam à ciência e chegaram à Nasa através dos estudos inspiram jovens que sonham em seguir carreira na astronomia.

Cientista renomado e professor universitário, o jundiaiense Pedro Gerum participou de um projeto da Nasa que descobriu mais de 300 novos exoplanetas. A descoberta foi feita por um grupo de cientistas contratados para um programa de estágio da Nasa que começou em 2018. "Esse projeto tem o objetivo de buscar planetas fora do sistema solar, planetas que não fazem parte dos oito que a gente ouve sempre", explica.

Além de Gerum, a astrônoma e consultora da Nasa, Duília de Mello, também representa Jundiaí em sua jornada acadêmica. Em entrevista para o Fantástico, a cientista revelou que o interesse pela astronomia surgiu através da curiosidade. "Eu queria entender como que a gente veio parar aqui, como surgiu o sistema solar, a Terra, os planetas."

INSPIRAÇÃO

Professor de física e astronomia, Virgílio Siqueira trabalha na seleção brasileira de astronomia desde 2016 e afirma que está repleta de talentos jundiaienses. "Sempre tem pessoas daqui na seleção brasileira e muitos se destacam nas olimpíadas", comemora. Para ele, a olimpíada é a principal incentivadora de alunos que se interessam pela ciência.

Um destes jundiaienses é o estudante Cauan Hideki Kazama, de 18 anos, que já participou de olimpíadas e hoje faz parte da comitiva da seleção brasileira. "Me interessei pela olimpíada de astronomia por influência de amigos e professores, consegui me destacar e conquistei medalha de bronze na etapa internacional."

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.