SAÚDE E BANHO

Atendimento em casa reduz estresse dos pets

Por Mariana Checoni | Jornal de Jundiaí
| Tempo de leitura: 4 min
Daniel Tegon Polli
Thaís Carvalho Neves presta atendimento em domicílio mediante agendamento e conversas prévias
Thaís Carvalho Neves presta atendimento em domicílio mediante agendamento e conversas prévias

Você sabia que pode proporcionar uma consulta veterinária ou até mesmo o serviço de banho e tosa para seu animal de estimação sem sair de casa? Pensando no conforto e no bem-estar do pet, os serviços de atendimento domiciliar existem para garantir isso.

As veterinárias Thais de A. Carvalho Neves e Paula de Oliveira são sócias e fazem o atendimento dos animais de estimação em domicílio, que pode ser na residência ou no trabalho do tutor. "Atualmente fazemos consultas gerais e especializadas em neurologia, vacinação, aferição de pressão arterial e coleta de exames laboratoriais. Em um primeiro contato com o tutor é feita uma breve triagem por telefone para determinar se podemos ou não fazer o atendimento em domicílio", explica Thaís.

O atendimento em domicílio precisa de agendamento prévio. "No domicílio, fazemos o exame físico completo, incluindo ausculta cardíaca e pulmonar, aferição de pressão arterial e glicemia. Podemos fazer também a coleta de amostras para exames complementares e aplicar medicações conforme necessário. Após a consulta mantemos um contato com o tutor para acompanhar o paciente, tirar dúvidas que podem surgir e passar resultados de exames", afirma.

A consulta sai a partir de R$ 160, variando conforme a distância. As medicações e exames são cobrados a parte. "Após a pandemia tivemos um aumento da busca por esse tipo de atendimento. A maioria dos tutores gostaram da facilidade do serviço. Principalmente para consultas rotineiras de baixa complexidade e aplicação de vacinas", revela.

As veterinárias ainda destacam os principais benefícios desse tipo de atendimento. "Minimizar o estresse do paciente com deslocamento até a clínica, menos tempo de espera, evitar contato com outros animais e doenças contagiosas, otimizar o tempo do tutor, gerando mais comodidade. Além disso, quando vamos até a casa do tutor, podemos conhecer a família, o espaço em que o pet vive e, a partir disso, ajudar a orientar e promover a saúde preventiva de forma mais efetiva. Criamos uma relação de confiança e muito carinho por cada família que atendemos".

As veterinárias Tamires Garcia Liba e Érica Scali Ometto são sócias e também atendem os pacientes pets em domicílio, mediante agendamento prévio. "Em domicílio é possível a vacinação, consultas no geral, retirada de espinho de ouriço, medicações injetáveis, coleta para exames complementares (sangue, urina, raspado de pele, entre outros) e, quando necessário a realização de exames de imagem, como raio-x e ultrassom, temos uma equipe especializada que podemos solicitar para que esses exames também sejam feitos em domicílio".

O fato de ser a domicílio geralmente não custa mais caro. "O valor da consulta em domicílio é similar ao de consultas em clínicas ou hospitais. A única variação é quando o cliente mora em uma região mais afastada, quando é cobrada uma pequena taxa de deslocamento", afirmam as veterinárias. 

A quantidade de atendimentos semanais varia, mas, em média, são 15 por semana. "Por conta da facilidade, economia de tempo e das vantagens para os pets, os tutores estão cada vez mais adeptos a essa modalidade de atendimento. Além disso, é benéfica para o animalzinho, já que dentre todas as vantagens, a principal delas é a redução do estresse, uma vez que, com o veterinário indo à casa do paciente não há necessidade de deslocamento até uma clinica", exmplicam Tamires e Érica. "Outro beneficio é que o paciente não tem contato com outros animais doentes, evitando assim a propagação de doenças e outras situações desconfortáveis, como brigas. O atendimento fica mais agradável, rápido e seguro dentro de um ambiente totalmente familiar para o animal", completam.

A assistente financeira Ana Paula Coelho, de 30 anos, tem nove animais em casa (duas tartarugas, seis cachorros e uma gata) e é adepta do atendimento domiciliar. "Eu já conhecia o atendimento, mas nunca tinha praticado. Acredito que é melhor para todo mundo. Para os bichinhos inclusive, pois eles ficam agitados com o carro e o movimento. Os que foram adotados não estão acostumados, principalmente os que já vieram mais velhos. Já passamos por uma situação que um deles pegou um ouriço e tivemos que sair de madrugada, foi o maior estresse, ficaram tremendo muito. Por isso o atendimento domiciliar é mais prático", conta.

BANHO E TOSA

Não só atendimento veterinário pode ser feito em domicílio, os serviços de banho e tosa também são muito possíveis.

Mariana Rezzaghi Falha trabalha com um 'petmóvel', ou seja, uma van que é estacionada na casa do cliente e recebe o cliente pet. "Contamos com os melhores equipamentos e produtos. Nosso trabalho é feito por agendamento prévio e disponibilizamos pacotes mensalistas também", afirma.

Pelo deslocamento até a casa do cliente e pelo serviço individual o valor é um pouco acima de um banho e tosa comum. "O banho custa a partir de R$ 75, mas pode aumentar de acordo com o porte e pelagem do cachorro. Nossa aceitação é ótima. Estamos há 8 anos no mercado e alguns clientes estão com a gente desde o início. As pessoas são adeptas porque entendem que, além de cômodo, é seguro e mais confortável para o próprio pet", conta Mariana.

Entre os benefícios, menor estresse e menos tempo, já que o animal não tem deslocamento ou contato com outros bichos, nem fica aguardando.

Mariana Rezzaghi leva o banho e a tosa em van
Mariana Rezzaghi leva o banho e a tosa em van
As veterinárias Érica e Tamires atendem juntas
As veterinárias Érica e Tamires atendem juntas

Comentários

Comentários