ESPORTES

Prática de atividades físicas traz bem-estar físico e mental às crianças

Em Jundiaí, cerca de 3,6 mil alunos entre 5 e 17 anos estão matriculados em escolinhas de 20 modalidades esportivas diversas

Por Luana Nascimbene | 09/10/2022 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

Daniel Tegon Polli

Cauã Guimarães
Cauã Guimarães

Praticar algum esporte ou atividade física e manter uma alimentação saudável são essenciais para o bem-estar físico e mental, principalmente das crianças, além de gerar benefícios como o desenvolvimento cognitivo, melhorar o comportamento e disciplina e ajudar a criar laços de amizades.

Em Jundiaí, de acordo com dados da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (Ugel), cerca de 3,6 mil alunos entre 5 e 17 anos estão matriculados em escolinhas de 20 modalidades esportivas diversas, entre os departamentos de Esporte Educacional e Participação (DEEP), Esporte Adaptado e Formação e Rendimento.

Um dos alunos matriculados nas escolinhas da cidade é Cauã Guimarães, de 12 anos, que faz aulas de basquete toda semana no Bolão. Segundo sua mãe, Aline Guimarães, a prática esportiva só trouxe benefícios para o filho. “Ele começou praticando futebol, mas se interessou mais pelo basquete, então o matriculei nas aulas do Bolão. Além de trazer bem-estar físico e tirar sedentarismo, eu percebi que melhorou o comportamento do meu filho. Nos mudamos para Jundiaí há pouco tempo e o basquete, sem dúvida, é o que está fazendo ele se adaptar melhor à nova rotina”, comemora a mãe.

Além da prática esportiva, Aline também incentiva o filho a ter uma alimentação mais saudável e diminuir o tempo no computador e videogame. “Eu percebi que ele se sente mais motivado e confiante consigo mesmo, principalmente quando treina e participa de competições. Além dos exercícios, sempre o estimulamos a se alimentar melhor e não ficar só dentro do quarto mexendo no celular e jogando videogame”, afirma Aline.

FUTURO

Com apenas 9 anos, Elis Fernandes pratica triatlo, uma das mais novas modalidades esportivas oferecidas no Bolão, e é considerada uma das principais atletas da equipe. O esporte une três modalidades em um: corrida, ciclismo e natação, e ajuda a desenvolver aspectos físicos e cognitivos das crianças.

De acordo com a mãe de Elis, Mariana Fernandes, de 40 anos, mesmo treinando triatlo há apenas três meses, a pequena nunca fica longe dos esportes. “Ela sempre gostou e puxou isso do pai dela, atleta de handebol. Atualmente ela está praticando o triatlo, mas já teve contato com basquete e skate e a atividade física sempre fez parte da vida dela. Meu papel é incentivar. Se ela quiser sair do triatlo não vou impedir, mas algum esporte ela precisa fazer”, explica a mãe.

De acordo com um dos seus professores da modalidade, Alex Martins, a garota é um dos prodígios da turma e sempre se dedica ao máximo nos treinos. “Apesar de ser apenas uma criança, eu percebo que ela leva os treinos com muita seriedade e tem vontade de melhorar o desempenho. Nas aulas, não estimulamos a competição, o foco principal é buscar o desenvolvimento cognitivo e motor dos alunos, além de estimular o hábito saudável e melhorar a disciplina, principalmente após a pandemia, onde as crianças foram muito afetadas pelo sedentarismo”, afirma o professor.

NAS ACADEMIAS

Apesar de parecer coisa de adulto, muitas academias inovaram e já oferecem aulas especializadas para crianças. Em uma academia funcional no Jardim Bonfiglioli, crianças e adolescentes passam pela vivência de vários esportes com exercícios e atividades funcionais para cada faixa etária. Um deles é o pequeno Benício, de nove anos, que acompanha sua mãe, Gabriela Clausa, na academia e treina duas vezes por semana. “Ele pratica futebol na escola e o treinamento funcional é um suporte para aprimorar o desempenho. As aulas mesclam diferentes esportes e atividades físicas. Apesar de ele ainda enxergar alguns exercícios como brincadeira, eu sempre tento explicar a importância de.

INSCRIÇÕES

Cada departamento conta com um processo para o ingresso de novos integrantes. O Deep, por exemplo, mantém a agenda de novas matrículas abertas ao longo de todo o ano, de acordo com as vagas disponíveis em cada complexo esportivo. A exceção é a natação, que faz sorteio de vagas para os interessados inscritos a partir da divulgação de edital.

As modalidades de maior interesse entre as crianças variam entre natação, ginástica artística, futebol, handebol, basquete e vôlei ou ciclismo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.