Artigo

A educação das nossas crianças

Por Alexandre Martin | 09/10/2022 | Tempo de leitura: 4 min
Jornal de Jundiaí

Jornal de Jundiaí

Alexandre Martin
Alexandre Martin

No mês em que as crianças se fazem representar pelo seu dia acredito que cabe um olhar ao nosso sistema de educação e como encaramos hoje o desenvolvimento dos nossos jovens frente a mudança dos paradigmas da sociedade.

Acredito que a etimologia de “educação” esclareça o ponto de vista que quero apresentar: o primeiro “e” da palavra é o mesmo que se apresenta nas palavras exterior, estrangeiro, exportação e que significa “a parte de fora”. O resto da palavra vem do verbo latim “ducare” significando conduzir.

Dessa maneira, educar significa basicamente colocar para fora aquilo que já está dentro de quem recebe a educação. Ao contrário do que pensamos, modernamente a educação não pode ser baseada em uma série de conteúdos que esperamos dar download no cérebro de nossos filhos.

Acredito que o conhecimento de fatos históricos, técnicas de cálculo, reconhecimento de mapas e relevos seja importante, mas de forma alguma parte prioritária da nossa educação.

Como costumava dizer um professor de inglês que eu tive, todas essas matérias são “entulho” cerebral, pois compartilhavam a mesma função que seus equivalentes na construção de casas: fornecem uma carga, um peso, necessário para se construir, mas não era suficiente para estruturar uma parede ou viga.

Acredito que a prioridade na educação é deixar externar aquilo que a criança já tem dentro de si tornando a habilidade do educador fundamental para perceber o dom que ela já tem, capacitando-a a colocar em ação.

Isso pode causar estranheza a aqueles que pensam que dentro das mentes dos nossos filhos e sucessores não podem existir algo que seja genuíno, mas, ao contrário, acredito que nela esteja a chave que conecta e estrutura todo o conhecimento que a pessoa precisa e precisará no futuro, basta que a tornemos consciente disso.

Para escrever esse artigo conversei com uma jovem bailarina, hoje com 17 anos, prestes a se profissionalizar em uma escola de nível mundial em Nova York, que chama a atenção não só pela competência e responsabilidade que tem apesar da pouca idade, mas pelo ser humano incrível, cheio de sensibilidade que é. Tenho o privilégio de ser um dos profissionais que cuida da sua saúde.

Pedi a ela imaginar-se conversando consigo mesma, na idade de sete anos. Que conselho essa mulher vitoriosa daria à sua versão infantil, para que alcançasse o sucesso de hoje? Algo sobre estudar mais? Treinar com afinco? Nunca desistir?

 Eu diria a ela “Use a sua respiração”. O meu queixo caiu. Nunca ensinei a essa jovem uma linha sequer sobre medicina chinesa, mas dentro da pequena frase dela estava a lição digna de mestre shaolin.

A respiração é a interface que permite controlar o sistema nervoso em todos os seus aspectos automáticos. Com o controle da respiração nos tornamos fortes nas situações de medo e eliminamos a angústia. Conseguimos o melhor do nosso desempenho e precisão quando a nossa energia corre suave pelos meridianos. E tudo isso só é obtido pela respiração.

Na simplicidade, ela me disse o local onde começam todos os caminhos para todos os lugares da vida. Tudo começa dentro de si mesmo, bem no centro de tudo, no movimento ritmado do diafragma. Ele dita o ritmo com que a energia corre dentro dos canais e por consequência, como ela flui, dentro e ao redor do corpo que a emana. Você pode imaginar uma bailarina, leve como uma fada, ofegante? Eu não consigo. Essa sensação de leveza só é obtida para quem tem esse controle.

Tenho convicção que a educação dessa outrora menina foi bem-sucedida e útil pois estruturou nela o que é simples e efetivo. É algo que empodera a criança, ao passo que muitos detalhes e explicações só fazem nublar e esconder o que é essencialmente importante. Quer algo mais direto e claro como “respire e tudo vai acabar bem”? Qual criança não entenderia isso?

Lembro-me que, na sequência da pergunta, pedi a ela, com meu sorriso “amarelo”, se ela poderia transmitir a lição também à minha própria versão aos sete anos de idade, dado o valor do ensinamento.

Fica a reflexão, então, sobre a importância da valorização do conhecimento interior de cada um, esperando para ser manifestado pela verdadeira educação. Feliz dia das crianças para todos nós!

Alexandre Martin é médico formado pela Unicamp e especialista em Acupuntura e Osteopatia

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.