LIVROS INFANTIS

Lançamentos literários

Para quem deseja presentear as crianças com algo diferente, livros são sempre ótimas opções

Por Redação | 09/10/2022 | Tempo de leitura: 4 min
Jornal de Jundiaí

Colaboração Laisa de Souza

Maíra Gomes
Maíra Gomes

Para quem deseja presentear as crianças com algo diferente, livros são sempre ótimas opções.

Além de incentivar a leitura, a criatividade é despertada. A Hype separou alguns lançamentos literários que servem como dicas. Boa leitura!

Por Colli Books

No título recém-lançado, da escritora Isa Colli, ‘A Fada Verduxa’, a criançada aprende sobre conceitos como preservação e preocupação com a sustentabilidade. Na história, a protagonista é Verduxa, metade fada, metade curupira. Ela é a protetora das matas de uma belíssima região chamada Montes Belos. Atraído pelas exuberantes árvores do lugar, um ganancioso negociante de madeiras da vizinhança resolve explorar a área, mas Verduxa faz de tudo para defender sua floresta.

Para quem gosta de histórias com tradição indígena, o livro `Descobertas de Inaiá`, também de Isa Colli, conta os desafios e aprendizados da menina indígena Inaiá, quando ela começa a estudar em uma escola fora da aldeia. A chegada da jovenzinha no colégio muda a sua vida e dos colegas de classe.

Já o livro, ‘Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia’ conta a história de duas abelhinhas que percebem uma área completamente devastada pelos humanos na floresta onde vivem. Preocupadas, partem rumo à Floresta Amazônica em busca da ajuda de animais especializados em reflorestamento. Lá, descobrem que a própria espécie está ameaçada de extinção.

Todos os livros da editora podem ser encontrados facilmente no Brasil, na Europa, e no mundo todo nos principais sites de e-commerce no formato impresso e e-book. Seguem alguns exemplos de lojas: Amazon, Wook, Fnac, Americanas, Submarino, entre outros. Para mais informações acessem o site www.collibooks.com.br

Por Literare Books International 

Autoestima de A a Z, de Iara Mastine e Cristiane Rayes: Indicado para todas as idades e para os adultos que querem se conectar com sua criança interior, fortalecer seu amor próprio, bem como ajudarem as crianças a desenvolverem esse sentimento, o livro mostra a história do duende Az, que construiu sua maneira de fortalecer a autoestima, percorrendo o alfabeto de A a Z.

Link Loja Literare Books: https://bit.ly/livro-autoestima-a-z

O solzinho de todas as cores, de Cristina Martinez

A obra trata da importância de sermos e respeitarmos como somos, pois, ninguém é igual a ninguém e cada um é bonito do seu jeito. Em um caminho de descobertas, o curioso solzinho irá mergulhar num mundo cheio de cores, emoções e sentimentos. A leitura é dinâmica, cativante e de fácil compreensão para as crianças. Venha você também descobrir e aprender com esta linda história com ilustração de Theo Augusto Tresolavy

Link Loja Literare Books: https://bit.ly/Loja-solzinho

Diário de uma garota que não gostava de legumes, de Gisele Domenici

Alguns dos desafios de educar na infância resolvidos em um só livro. Misturando a leitura lúdica com o incentivo à alimentação saudável, a neuropsicóloga Gisele Domenici ajuda papais e mamães a lidar com o tema. Quem já teve que lidar com a formação de uma criança sabe como a infância é importante e que esta também pode ser uma das fases mais complexas. É normal que elas se inspirem e vejam no cotidiano as diversas “profissões” exercidas pelos pais, professores, nutricionistas, cozinheiros e até psicólogos.

Link Loja Literare Books: http://bit.ly/loja-literare-diario-legumes

AnimAção, de Iara Mastine e Cristiane Rayes (livro em formato de cartas)

É um livro de bolso, em formato de cartas para instruir pessoas de qualquer idade a ampliar o autoconhecimento e promover o encorajamento de forma leve e agradável. O nome dado às cartas é referente ao seu conteúdo: as analogias de características são feitas com animais – que é o fator lúdico desse aprendizado (o que possibilita o uso da ferramenta em todas as idades). O termo “ação” cabe ao auxílio dado: para incrementar suas forças e virtudes é preciso agir. O coelho, cachorro, beija-flor, hipopótamo e mais 46 animais são exemplos de instintos, hábitos e maneiras de se comportar que cabem a muitas pessoas, e cada qual com sua individualidade promoverá uma identificação.

Link Loja Literare Books: http://bit.ly/loja-literare-animacao

Por Maíra Gomes

Um livro que mostra a vida sem os eletrônicos, especificamente a infância dos anos 1980 e 1990, é Infância (R$ 41), da escritora Maíra Gomes. Lançado em 2014, Infância traz em versos rimados aqueles pequenos momentos da vida que só valorizamos quando crescemos, como os cuidados paternos, a expectativa pelo Natal, as brincadeiras de roda e até as dificuldades escolares. O livro, que está em sua terceira edição, traz ainda um QR Code que dá acesso à contação da história feita pela autora e disponibiliza atividades para imprimir. “São ilustrações para colorir, caça-palavras, jogo dos 7 erros, enfim, tudo que eu amava fazer quando criança.”, conta Maíra, fã assumida dos Almanacões de Férias da Turma da Mônica.

 

No premiado A Menina e o Tempo (R$ 34), lançado em 2020 pela Editora Em Prosa & Verso, a escritora aborda um tema delicado para adultos e crianças: a passagem do tempo. Em poesia, A Menina e o Tempo, vencedor do Prêmio Book Brasil nas categorias Livro do Ano, Melhor Livro Infantil e que rendeu a Maíra o título de Autora do Ano, traz a perspectiva infantil sobre o tema. “Eu não entendo por que na escola o tempo é gigante. Tendo aula ele nunca passa, mas o recreio é um instante!”, questiona a personagem. Maíra Gomes conta que se inspirou em suas próprias vivências para escrever a história, “Já fui a menina que sentia falta da mãe e hoje sou a mãe que precisa deixar o filho quando saio para trabalhar. Nunca é fácil, mas o dilema é solucionado de forma lúdica pelas personagens.”, explica.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.