Saia do controle!

Se você se sente assim, invista em autoconhecimento

01/10/2022 | Tempo de leitura: 3 min
Liciana Rossi

A mente humana dita a nossa personalidade e controla nossa vida com uma enxurrada de pensamentos e emoções. Nossa mente é o nosso arquivo de experiências que nos conduz a seguir nossas vidas, de acordo com tudo aquilo que aprendemos e vivenciamos. A consciência desperta é o eu profundo, o ser essencial que conta com a mente para reger a vida do ser na direção para a qual ele foi criado, segundo o autor do livro "Saia do controle - um diálogo terapêutico e libertador entre a mente e a consciência", Rossano Sabino.

Estamos nos tornando menos tolerantes às incertezas, já perceberam? Queremos controlar tudo, a todo instante. Algumas pessoas conseguem lidar bem, para outras, a incerteza gera uma série de disfunções físicas, mentais e emocionais. Já temos estudos que estão vinculando a intolerância à incerteza com problemas de ansiedade, transtornos obsessivo-compulsivo, depressão, distúrbios alimentares, e por aí vai.

Porém, não podemos deixar de lado um fato muito importante: a vida é imprevisível. Não podemos ter o controle de tudo, a todo momento. Se passarmos a controlar a nossa vida, a todo momento, possivelmente iremos deparar com muito sofrimento e frustrações da mais diversas maneiras. Isso poderá gerar ainda mais insegurança e a impressão de fracasso.Fora que isso tudo acaba nos adoecendo, pois abala demais nossas emoções e podemos somatizá-las.

Quando há a necessidade de querer administrar tudo e todos, nos tornamos extremamente controladores e incomodamosàqueles que querem deixar a vida fluir, como deveria ser. Se você se sente assim, invista em autoconhecimento, gerencie melhor seus pensamentos, suas emoções, e desta maneira, conseguirá pegar mais leve em suas ações. Agir com mais "leveza", acreditando no fluir da vida, tendo mais paz e confiança naquilo que temos que viver, que iremos viver, pode ajudar e muito. Podemos tentar equilibrar o ambiente em que vivemos, trazendo paz e harmonia, bom humor e otimismo, para onde quisermos, para passarmos pelas adversidades da vida de uma maneira tranquila, seja ela qual for. Sabe aquela frase: "aceita que dói menos", pois é, exatamente uma questão de aceitação.

Não subestime a sua capacidade de lidar com as intempéries da vida. Ninguém gosta da incerteza, mas temos inúmeras habilidades inatas para enfrentar situações, não se esqueça disso, a vida te preparou, acredite.

E novamente ressalto, as famosas dicas: durma bem, exercite-se diariamente, tenha uma vida social que te faça bem, ande com pessoas que te elevam, coma de maneira saudável, beba muita água, pode parecer balela, mas são estes bons hábitos que deixarão o seu corpo e a sua mente resilientes, fortes e preparados para tudo aquilo que você tem que viver. Quando saímos controle e aceitamos viver aquilo que temos que viver, com leveza e alegria, os problemas deixam de ser problemas e as soluções brotam na nossa frente. Nosso corpo consegue transformar a força mental e emocional em força física e quando você realmente precisar de força, ela está ali, para te sustentar. Acreditem meus amigos, treinar o físico, treinar a mente, as emoções e até mesmo o espirito, através de práticas saudáveis, fazem com que não tenhamos a necessidade de manter o controle sobre tudo e todos. Deixar fluir é libertador. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é pós-graduada em Treinamento Desportivo (Unicamp), Exercícios Corretivos (Academia Nacional de Medicina Esportiva dos USA), CHEK Practitioner2, HolisticLifestyle Coach2, CHEK Institute/USA, L.P.F. Specialist e graduanda SomaTraining/ELDOA-USA.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.