PETS

É mais que coceira: dermatite canina

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min

A coceira incessante, vermelhidão e inflamações causadas por alergias e dermatites são algumas das principais queixas nos consultórios veterinários no Brasil e no mundo.

Estudos apontam que a prevalência da dermatite atópica canina (DAC) gira em torno de 10 e 15% da população canina global, sendo a segunda patologia cutânea de maior incidência entre os cães, atrás apenas da dermatite alérgica causada por picadas de pulgas.

Mas seja qual for a sua origem, a dermatite é uma condição que compromete seriamente o bem-estar dos pets e afeta emocionalmente os tutores que muitas vezes não sabem como aliviar o sofrimento de seus animais.

Para esses casos, Zenrelia (ilunocitinib) tem se mostrado uma solução eficaz e segura. Desenvolvido pela Elanco Saúde Animal, o medicamento atua como inibidor oral da enzima JAK, interrompendo as vias inflamatórias responsáveis pelo prurido (coceira), e promove melhora visível nos sintomas a partir do primeiro dia de tratamento.

"Além de restaurar o conforto do animal, Zenrelia™ melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Trata-se de um avanço no controle das dermatites, com eficácia contra diferentes causas, como reações alérgicas de contato, picadas de pulgas e até alergias alimentares", explica a médica-veterinária Tatiana L. R. Pavan, consultora técnica sênior da Elanco.

Alívio com respaldo científico - Zenrelia foi avaliado em três estudos clínicos robustos, incluindo um ensaio clínico randomizado duplo-cego na Europa com 338 cães, que demonstrou eficácia superior ao oclacitinib na redução de coceira e lesões cutâneas. O medicamento também foi testado em estudos nos Estados Unidos e em quatro países da Europa, sempre com participação de médicos-veterinários e tutores, utilizando escalas de avaliação clínicas reconhecidas: PVAS (escala visual de prurido) e CADESI (índice de lesões cutâneas).

A eficácia clínica se soma a uma administração prática: comprimido oral sem sabor, uma vez ao dia, com ou sem alimentos. A fórmula dispensa dose de ataque, é segura para uso prolongado e indicada para cães a partir de 12 meses de idade.

RESULTADOS

A médica-veterinária Rita Carmona, primeira profissional no mundo a prescrever Zenrelia, destaca a transformação observada em seus pacientes: "É um medicamento que traz alívio real. Os tutores relatam melhora rápida e nenhum efeito colateral após meses de uso contínuo. É reconfortante saber que podemos devolver qualidade de vida a esses cães."

Zenrelia™ está disponível em quatro apresentações (0,6 a 0,8 mg/kg), com embalagens de 30 comprimidos - uma opção econômica e pensada para a rotina dos tutores. A indicação, como sempre, deve ser feita por um médico-veterinário, que irá avaliar o quadro clínico e prescrever a abordagem ideal para o animal.

Tatiana destaca que Zenrelia é um exemplo dos Pledges da Elanco: conjunto de compromissos assumidos pela empresa e alinhados às metas de desenvolvimento sustentável (ODSs) da ONU.

"Faz parte do nosso 'Pet Pledge' inovar constantemente, lançando novos medicamentos e produtos de saúde para os animais de estimação e ajudar o mundo a compreender e experimentar os benefícios dos pets no bem-estar das pessoas", afirma.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários