
A UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila São Sebastião, na zona oeste de Franca, apresentou seu novo consultório especializado para exames de Papanicolau, com foco no bem-estar e no conforto das mulheres. O espaço foi planejado para criar um ambiente acolhedor e relaxante, contando com recursos como musicoterapia e cromoterapia.
"Este consulto?rio e? um projeto piloto, desenvolvido por uma equipe da pro?pria UBS, com o aval da secretaria (de Saúde) e que a Prefeitura pretende implantar gradativamente em outras regio?es", afirma a secretária municipal de Saúde, Waléria Souza de Mascarenhas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a UBS realiza cerca de 60 exames de Papanicolau por mês. O atendimento é feito mediante agendamento prévio, no qual as pacientes recebem um folheto informativo com todas as orientações necessárias e já sai com a data e horário marcados para o exame.
A Prefeitura tem como objetivo levar essa iniciativa para outras UBS, garantindo um atendimento mais humanizado em toda a rede. Segundo Waléria, o compromisso é oferecer aos usuários da rede pública um acolhimento em todas as áreas, garantindo um atendimento de qualidade às pessoas.
A importância do exame de Papanicolau
O exame de Papanicolau é fundamental para a saúde da mulher, pois permite o diagnóstico precoce de, por exemplo, alterações causadas pelo HPV (Papilomavírus Humano); câncer de colo do útero e lesões pré-cancerígenas; infecções e inflamações vaginais; e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
A coleta do exame de Papanicolau é realizada pelas enfermeiras da UBS, que fornecem todas as orientações necessárias para garantir a precisão do resultado. Caso seja identificada alguma alteração durante o exame, a paciente é encaminhada para um ginecologista para a realização de exames complementares.
A UBS São Sebastião está localizada na rua Amélio Borges Campos, 603, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.