
Usuários do programa Farmácia de Alto Custo do DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde) denunciam que, desde outubro, a unidade de Franca estava com dificuldades em suprir a demanda de alguns medicamentos que são essenciais no tratamento de doenças raras. Taise Matos, mãe de Hugo Matos, denunciou dificuldade em encontrar o remédio que seu filho necessita para tratar uma doença rara. Agora, após três de muita angústia, ela conseguiu o medicamento.
O medicamento é o acetato de desmopressina, que trata os sintomas da diabetes insípida, causada pela doença pan-hipopituitarismo. Segundo ela, desde o dia 18 de outubro de 2024, não conseguia acesso à medicação. Outros moradores da cidade, como Leandra Geraldo Conceição, enfrentaram o mesmo problema.
Após uma matéria do Portal GCN/Sampi expor a falta de remédios no estoque do programa e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo ter confirmado o reabastecimento, o problema foi resolvido.
Nessa quarta-feira, 15, Taise confirmou que o remédio tinha finalmente chegado à farmácia.
Leia mais:
Mãe enfrenta barreiras para obter remédio de alto custo em Franca
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Darsio 18/01/2025Tarcísio, Tarcísio! Onde estão os mais de 10 bilhões de reais que vossa excelência tirou da educação alegando investir na saúde? Tem dinheiro para dar emprego a bolsonaristas em cargos comissionados e com salários maravilhosos, mas não tem para a saúde das pessoas?