A PF (Polícia Federal) investiga grupo suspeito de fraudar contratos na Prefeitura de São José do Barreiro, no Vale do Paraíba. Os policiais fizeram buscas em Areias e Bananal na manhã desta quinta-feira (12).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A operação visa desarticular o grupo que “celebrou contratos administrativos irregulares com o município de São José do Barreiro, incluindo o empenho de verbas federais”, segundo a PF.
As investigações duram dois anos e apontaram que empresários do ramo da construção civil do Vale desviaram recursos públicos para empresas que pertenciam a eles, mas tinham proprietários fictícios.
O grupo suspeito usava funcionários ‘fantasmas’ e fazia depósitos parcelados para ocultar os reais proprietários e burlar a fiscalização. Entre novembro de 2019 e maio de 2020, foram realizadas 713 transferências, movimentando cerca de R$ 2 milhões.
Ainda segundo a PF, as investigações também mostraram que foram realizadas transações financeiras para servidores públicos de outras cidades da região.
Por ter encontrado indícios de que a verba desviada teve destinação eleitoral, segundo a PF, foram expedidos dois mandados de busca e apreensão pelo juízo da 250ª Zona Eleitoral de São Paulo.
Caso os crimes sejam confirmados, os suspeitos responderão por fraude a licitações, peculato e falsidade ideológica eleitoral.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.