O jovem jogador Matheus Garcia, de 16 anos, é o mais novo reforço do Santos para a categoria sub-17. Natural de Franca, o meia-atacante, que tem Neymar e Kaká como principais inspirações, soma passagens por grandes clubes, como Cruzeiro e São Paulo, e, agora, traça metas para brilhar com a camisa do Peixe.
“Estou muito feliz e muito contente de estar neste clube. É uma das maiores camisas do Brasil”, disse o francano ao falar sobre a emoção de defender o alvinegro santista. “É uma sensação inexplicável que estou sentindo agora, de assinar com o Santos. Um clube onde sempre sonhei jogar, onde vários ídolos meus já jogaram: Neymar, Pelé... Muito feliz com mais essa conquista”.
Antes de chegar ao Santos, Matheus passou pelo Cruzeiro, pelo São Paulo e pelo Desportivo Brasil, onde, em 2023, marcou um gol de falta no empate por 1 a 1 contra o próprio Santos pelo Campeonato Paulista sub-15.
Mas a história de Matheus no futebol teve início mais cedo, quando ainda morava em Franca. “Eu comecei a jogar futebol por causa de dois primos meus. Eles faziam escolinha e me chamaram para participar. Com 5 anos, fui a uma que se chamava Patrocínio Paulista, do professor Guilherme. Joguei lá dos meus 5 aos 9 anos”, lembrou-se. Depois, o jovem passou por outro projeto local. “De lá, fui para o Rose’n Boys, com o treinador Luizinho”.
Em Franca, o meia-atacante morou no Residencial Paraíso, perto do Poliesportivo. Ele deixou o município cedo para viver o sonho de ser jogador. “Eu morei em Franca até os meus 10 anos. Após isso, fui para Belo Horizonte, quando comecei a jogar no Cruzeiro”, conta.
A ida a Belo Horizonte aconteceu depois que o francano se destacou nas escolinhas de Franca. De Minas, ele seguiu para o Morumbi, onde atuou por quatro anos com a camisa do Tricolor. “Joguei no Cruzeiro dos meus 10 aos 11 anos. Com 11 anos, o São Paulo me contratou, então fui para Cotia, onde fiquei por mais quatro anos”. De Cotia, Matheus foi para o Desportivo Brasil, onde estava até chamar a atenção do Santos.
Com um estilo de jogo definido por ele próprio como ousado e ofensivo, o jovem já projeta uma trajetória vitoriosa com o clube da Vila Belmiro. “Espero trazer várias alegrias e títulos para a torcida do Peixão e, se Deus quiser, chegar à Seleção, conseguir ajudar”.
Focado no novo desafio, Garcia também faz questão de expressar sua gratidão aos times que o ajudaram em sua formação. “Sou imensamente grato a esses clubes por onde eu passei e consegui deixar minha marca registrada. Espero conseguir deixar, também, uma marca bem grande aqui, com a camisa do Santos. Quero chegar ao profissional com essa camisa gigante”.
Aos 16 anos, Matheus Garcia se espelha em dois craques brasileiros para alcançar os sonhos de chegar à Seleção Brasileira e, no futuro, jogar na Europa, assim como os exemplos seguidos. “Eu gosto muito do estilo de jogo do Kaká, gosto muito do estilo de jogo do Neymar. Gosto de um futebol ousado, alegre e pra frente, que busca o gol. Tenho muita inspiração em jogadores que têm essa característica de personalidade”.
O francano será treinado por Élder Campos e disputará o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paulista da categoria sub-17.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.