ESCURECEU

Queimadas tornam o céu marrom em Franca na tarde desta 5ª

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
GCN/WhatsApp
Céu amarronzado na tarde desta quinta-feira, 5, em Franca
Céu amarronzado na tarde desta quinta-feira, 5, em Franca

As queimadas que atingem a região de Franca há duas semanas transformaram mais uma vez o visual da cidade nesta quinta-feira, 5. O céu ficou completamente coberto por uma densa nuvem de tom amarronzado, resultado da fumaça trazida pelos incêndios em áreas próximas, como Pedregulho, Igarapava, Jeriquara e Ibiraci (MG), principalmente. Este fenômeno tem causado grande impacto na visibilidade e qualidade do ar na região.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades da região de Franca, bem como do Sul de Minas, foram colocadas em alerta vermelho devido às condições de baixa umidade do ar. Esse nível de alerta é o mais grave e indica riscos à saúde, especialmente para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), nesta quinta-feira a cidade registrou uma temperatura máxima de 33,9º C com uma exposição de radiação solar atingindo 669,2 W/m² ao meio-dia. A combinação de altas temperaturas, baixa umidade e ventos intensos contribui para a propagação das chamas e piora da situação.

Moradores da cidade relatam desconforto respiratório e visual. A Defesa Civil do Estado de São Paulo colocou a região em alerta de incêndios. Caminhões pipas de usinas da região, Corpo de Bombeiros e Prefeituras tentam controlar os focos de incêndio.

Leia mais:
Incêndios sem fim: moradores da região de Franca pedem socorro

Incêndio invade fazenda da família Quércia: 'incontrolável'

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários