PÂNICO

Incêndio invade fazenda da família Quércia: 'incontrolável'

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Colaboração
Caminhões-pipa da Prefeitura, da usina Buriti e voluntários colaboram com os bombeiros no combate aos grandes focos de incêndios na região
Caminhões-pipa da Prefeitura, da usina Buriti e voluntários colaboram com os bombeiros no combate aos grandes focos de incêndios na região

Os incêndios na região de Franca seguem mobilizando a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e Brigadas, ao mesmo tempo em que há pânico e aflição entre proprietários, trabalhadores e moradores das propriedades rurais. 

Um dos pontos mais críticos registrados nesta quinta-feira, 5, fica entre Pedregulho e Buritizal, com incêndios atingindo as rodovias Isaura Roque Quércia e Antônio Rios Quércia. O fogo consome rapidamente a vegetação seca e plantação de café na fazenda da família do ex-governador do Estado de São Paulo Orestes Quércia, já falecido. Um barracão existente na fazenda com maquinários também foi atingido.  Moradores das casas da propriedade deixaram o local com a aproximação das chamas. 

“O fogo na nossa região é intenso, está incontrolável. Já invadiu a propriedade da família de Orestes Quércia. As rodovias estão interditadas, não tem como passar”, informou, na tarde desta quinta-feira Romildo Batista de Freitas, secretário de Segurança e Defesa Civil de Pedregulho. 

Segundo o secretário, caminhões-pipa da Prefeitura de Pedregulho, da usina Buriti e voluntários colaboram com os bombeiros no combate aos grandes focos de incêndio. Também estão no local a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil. “Não tem condições de trafegar na pista. Quem precisar passar por aqui, deve procurar rotas alternativas. O fogo está incontrolável”, disse. 

Romildo, que conhece bem toda a região, inclusive já trabalhou para a família Quércia, informou também que há um caminhão-tanque atravessado no meio de uma das pistas sem poder se movimentar. “O motorista tentou voltar e o caminhão ‘deu L’. O caminhão está carregado de álcool com grande risco de acidente também. Há muita fumaça”. 

Vídeos que circulam em grupos de WhatsApp mostram a gravidade dos incêndios nas áreas rurais entre Pedregulho, Buritizal e Igarapava. O fogo consome vegetação, plantação de café e de cana, deixando moradores das fazendas em pânico. Muitas famílias deixaram as propriedades nesta quinta-feira, 5.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários