Os incêndios na região de Franca seguem mobilizando a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e Brigadas, ao mesmo tempo em que há pânico e aflição entre proprietários, trabalhadores e moradores das propriedades rurais.
Um dos pontos mais críticos registrados nesta quinta-feira, 5, fica entre Pedregulho e Buritizal, com incêndios atingindo as rodovias Isaura Roque Quércia e Antônio Rios Quércia. O fogo consome rapidamente a vegetação seca e plantação de café na fazenda da família do ex-governador do Estado de São Paulo Orestes Quércia, já falecido. Um barracão existente na fazenda com maquinários também foi atingido. Moradores das casas da propriedade deixaram o local com a aproximação das chamas.
“O fogo na nossa região é intenso, está incontrolável. Já invadiu a propriedade da família de Orestes Quércia. As rodovias estão interditadas, não tem como passar”, informou, na tarde desta quinta-feira Romildo Batista de Freitas, secretário de Segurança e Defesa Civil de Pedregulho.
Segundo o secretário, caminhões-pipa da Prefeitura de Pedregulho, da usina Buriti e voluntários colaboram com os bombeiros no combate aos grandes focos de incêndio. Também estão no local a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil. “Não tem condições de trafegar na pista. Quem precisar passar por aqui, deve procurar rotas alternativas. O fogo está incontrolável”, disse.
Romildo, que conhece bem toda a região, inclusive já trabalhou para a família Quércia, informou também que há um caminhão-tanque atravessado no meio de uma das pistas sem poder se movimentar. “O motorista tentou voltar e o caminhão ‘deu L’. O caminhão está carregado de álcool com grande risco de acidente também. Há muita fumaça”.
Vídeos que circulam em grupos de WhatsApp mostram a gravidade dos incêndios nas áreas rurais entre Pedregulho, Buritizal e Igarapava. O fogo consome vegetação, plantação de café e de cana, deixando moradores das fazendas em pânico. Muitas famílias deixaram as propriedades nesta quinta-feira, 5.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
3 Comentários
-
Osmar Motta 06/09/2024Sr. \"A\", parece que é a Turma do Ódio, aquela que adora armas, reza para pneu, chama ET com lanterna de celular e espalha absurdas notícias falsas, é que está cometendo esses crimes. Senão, verifique o perfil dos meliantes presos até o momento. Quem queria acabar com o agronegócio era o seu Mito, que ofendia nosso maior importador, a China, e fazia vistas grossas a crimes ambientais graves, assustando até mesmo os maiores mercenários do mercado. Que coisa, né Sr. \"A\", um homem de bem como o senhor ficar do lado dessa gente?!!! -
Zé 06/09/2024até agora só prenderam gente da turma da arminha nesses incendios, se informe melhor. -
A 05/09/2024Será que é a turma do \"amor\"que coloca fogo em pneu que tá ateando fogo no agronegocio.