Jonas Carvalho (Mobiliza) quer construir centro paralímpico e hospital veterinário se eleito prefeito de Franca. O candidato também aborda o fim das férias de meio de ano em creches municipais, além de ampliar o funcionamento até as 18 horas. Ao todo, são 34 propostas distribuídas em 15 páginas de Plano de Governo.
O Portal GCN/Rede Sampi realiza um levantamento das propostas contidas nos Planos de Governo dos candidatos que disputam a Prefeitura de Franca nas eleições de 2024. Os documentos dos nove pré-candidatos podem ser acessados na plataforma Divulgacand, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por ordem alfabética, o texto desta quinta-feira, 5, é sobre as ideias de Jonas Carvalho.
Acessibilidade e dignidade
O candidato do Mobiliza quer criar um Centro de Treinamento Esportivo Paralímpico no Poliesportivo. O projeto ainda não foi detalhado.
Comércio, indústria e turismo
A ideia é reformar o antigo pavilhão da Franca, criando uma feira permanente de cafés, lingeries, sapatos e outros produtos da região. Para os vendedores ambulantes, é proposta a regularização e o mapeamento dos trabalhadores.
Cidadania e assistencialismo
Jonas pretende elaborar um estudo junto ao Ministério Público para realocar o Centro Pop para uma região da cidade com "infraestrutura mais preparada". A legislação federal determina que o serviço de atendimento aos moradores de rua esteja localizado na região central das cidades.
Cuidado com os animais
O Plano de Governo prevê a construção do primeiro Hospital Veterinário Municipal, oferecendo consultas, tratamento de doenças e serviços cirúrgicos para animais de pequeno porte, como cães e gatos.
Educação
Caso eleito, o plano é ampliar o horário de funcionamento das creches, das 6h30 às 18h, com férias apenas no final do ano e reuniões com os pais somente aos sábados.
Ainda na área da educação, o candidato buscará a instalação de um Instituto Federal de Ensino em Franca, em terreno cedido pela Prefeitura.
Esporte e lazer
Jonas propõe a criação do primeiro "Grande Parque Municipal de Franca". O espaço, com 100 mil m² de área arborizada, contará com uma academia ao ar livre, banheiros, bebedouros, brinquedos para crianças, ciclovias, estacionamento, iluminação completa em LED, jardinagem, lago, pista de skate street, quadras de areia e poliesportivas, além de um teatro municipal. Sem um espaço definido, os recursos seriam obtidos por meio de leilões de terrenos municipais ociosos.
Mobilidade urbana
O candidato do Mobiliza sugere a implantação de corredores para ônibus, táxis e motoristas de aplicativo, além de ampliar em mais de 100 km o sistema de ciclovias. O financiamento viria de bancos públicos, recursos estaduais e federais, e outros programas governamentais. Não há indicações no Plano de Governo sobre quais locais seriam beneficiados.
Reforço da marca 'Franca'
Jonas quer construir "portais temáticos" nas três principais entradas/saídas da cidade, com ícones alusivos ao basquete, café e sapato. Na mesma linha, ele propõe a construção de um "grande obelisco" em homenagem aos 200 anos de Franca, sem local definido.
Revitalização do Centro de Franca
O candidato quer realizar um estudo para viabilizar a reabertura do cruzamento entre a rua Marechal Deodoro e a rua do Comércio, com o objetivo de "reativar" os empreendimentos na região.
Jonas pretende reduzir a velocidade do trânsito para 20 km/h, das 19h às 8h, para facilitar a locomoção de lojistas e moradores da região central.
Revitalização do Colégio Champagnat
Com recursos estaduais e federais, embora sem garantias de apoio governamental, Jonas pretende reformar o complexo Champagnat para abrigar uma universidade federal ou a ampliação da Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca).
Saúde e cuidado com as pessoas
De forma genérica e sem explicar como será implementado, o candidato quer "agilizar" o atendimento nos prontos-socorros Adulto e Infantil, além das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Para diminuir a fila de cirurgias eletivas, ele propõe convênios com a Santa Casa e o Hospital Estadual, que está em fase de construção.
A construção do novo NGA não foi concluída, e Jonas propõe outro em uma zona oposta. A reabertura da Casa da Mulher, fechada durante a gestão de Alexandre Ferreira (MDB), também está nos planos do Mobiliza.
Segurança municipal
Para a Guarda Civil Municipal, a proposta é contratar novos agentes, comprar novas viaturas, equipar a corporação com armamento de fogo, taser e gás de pimenta. Outro tópico é a criação de postos fixos da GCM, com funcionamento 24 horas. Inicialmente, as unidades seriam instaladas nas praças Barão e da Estação.
Transporte público
O Plano de Governo aborda o aumento do número de linhas de transporte público, reduzindo o tempo de espera. Também há uma proposta de renovação da frota, com no mínimo 110 ônibus e idade máxima de 10 anos de fabricação. Os veículos seriam equipados com ar condicionado e Wi-Fi gratuito. O candidato não especificou se a Prefeitura subsidiaria parte do valor da passagem ou se os usuários arcariam com o custo integralmente.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Darsio 07/09/2024Oras! por qual motivo esse tratamento diferenciado? Para o gado bolsonarista um hospital veterinário e para o povo nada!