PERIGO

Governo fecha estações florestais na região por risco de incêndio

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Bombeiros combatem incêndio em Pedregulho durante a última quinta-feira, 29
Bombeiros combatem incêndio em Pedregulho durante a última quinta-feira, 29

O Governo estadual, por meio da Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, anunciou o fechamento de estações florestais da região de Franca por causa do risco de incêndios. Ao todo, 80 unidades de conservação paulistas ficarão fechadas até o dia 12 de setembro.

As áreas do entorno de Franca afetadas pela decisão são a Floresta de Batatais, a Floresta de Bebedouro e a Estação Ecológica de Ribeirão Preto. Durante o período determinado, equipes realizarão ações de prevenção contra as queimadas e prestarão apoio a comunidades vizinhas.

Diretor executivo da divisão, Rodrigo Levkovicz diz que a medida é necessária para minimizar os riscos e garantir a preservação de ecossistemas. “Estamos incrementando nossos contratos, especialmente o de bombeiros civis, além de direcionar equipes do litoral e do Vale do Ribeira para somar esforços durante esse período mais crítico”.

Estado de alerta

A região de Franca continua em estado de alerta por conta da série de queimadas que atingiu áreas florestais e de plantio nos últimos dias. Atualmente, de acordo com o monitoramento realizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), há focos de incêndio em Pedregulho, Altinópolis e Ipuã.

A maior concentração está em Pedregulho, onde o sistema detectou 14 pontos com chamas, todos às margens da rodovia Antônia Rios Quércia, perto do Parque Estadual Furnas do Bom Jesus.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários