Moradores dos jardins João Liporoni e Natal, bairros localizados na região Oeste de Franca, estão reclamando das rotineiras quedas de energia elétrica. Além de atrapalhar a rotina das casas, a população teme que os “apagões” – que chegam a durar horas – danifiquem aparelhos e eletrodomésticos.
Residente a três anos do Jardim João Liporoni, o empresário Carlos Eduardo Ramos, de 32 anos, acredita que o problema ocorra desde a construção do bairro – o empreendimento foi lançado em novembro de 2012. “Já reclamei no Consumidor.gov, mas sem solução. Todos os dias tem queda de energia. Em alguns dias, mais de uma vez”.
A plataforma do Governo Federal não foi o único lugar que Carlos Eduardo registrou queixa. “Tenho a resposta da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) que informa que consultou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e eles dizem que não atingiu o limite de quedas. Eu não sei quantas quedas de energia pode ocorrer, mas ter quedas de energia todos os dias não é normal”.
Separados por cerca de 5 km, o Jardim Natal apresenta o mesmo problema. O analista Gustavo Sousa, de 31 anos, diz que a frequência atrapalha até tarefas simples do dia-a-dia. “Na sexta-feira, 12, caiu durante o almoço e voltou duas horas depois. Nesse dia, minha filha teve que esperar para almoçar, pois, eu esquento a comidinha dela no micro-ondas. É difícil”.
Segundo Gustavo, a energia caiu duas vezes por volta das 5h30 dessa segunda-feira, 15. Até o fechamento desta reportagem, os moradores não tiveram prejuízos econômicos. Situação que pode modificar-se conforme uma solução não é encontrada. “As coisas não estão nada fáceis. Imagina ficar sem micro-ondas e geladeira por causa da queda de energia frequente”.
CPFL
A CPFL Paulista informou ao Portal GCN/Rede Sampi que registrou uma interrupção pontual de energia na região Oeste da cidade nesta terça-feira, 16, causada por uma interferência externa que danificou a rede da concessionária. Equipes isolaram o local para realizar os reparos e executaram manobras para restabelecer o fornecimento, e a distribuição de energia foi normalizada.
“A companhia ressalta que muitas das ocorrências de falta de energia são pontuais e afetam apenas parte de bairros ou ruas da cidade. A distribuidora reforça, no entanto, que a qualidade do fornecimento de energia está sujeita a fatores que vão além da responsabilidade da empresa como, por exemplo, tempestades, colisão de veículos contra postes, interferência de pipas na rede, vandalismo, furto de materiais etc.”.
A empresa finaliza a nota ressaltando que, além do call center (0800 010 1010), o registro da falta de energia pode ser feito pelos canais digitais de atendimento: www.cpfl.com.br, App CPFL Energia, WhatsApp (19) 99908-8888 e SMS 27351.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
8 Comentários
-
JOIAS DAS ARABIAS 21/01/2024Se acham que tá ruim com a CPFL, que então aguardem a piora com a privatização da Sabesp. Os mesmos idiotas que apoiam a privatização, serão os mesmos que infestarão esse espaço com suas merdas, reclamando dos preços e da qualidade dos serviços. Afinal, são os idiotas que acreditam em papai noel, tal como acreditam que o mercado está focado no social, na caridade e, não nos lucros.
-
Atá 17/01/2024Não é só nesses 2 bairros no Jardim Derminio tbm tem vários apagões , principalmente quando começa a chover pode esperar que a energia vai cair . Fico com medo de queimar os eletrodomésticos pq depois p receber é difícil , mas p pagar o boleto tem que ser em dia então CPFL conserta isso pq com esse calor ninguém merece ficar sem ar condicionado, ventilador , geladeira desligada pq minha conta pago adiantada sem atrasos .
-
William Silva 17/01/2024Vilagio mundo novo que é na mesma região passa pelo mesmo problema. Pico rápidos de interrupção, várias vezes ao dia. Acaba e volta várias vezes, até queimar algo dentro de casa
-
José Roberto 17/01/2024CPFL = Lixo
-
cidadão palhaço 17/01/2024Acontece que com essas oscilações eu perdi minha fonte do computador que queimou por conta disso tudo que vem ocorrendo, venta la no leporace e a energia cai aqui no Simões.
-
Francano 17/01/2024o pessoal que votou a favor de governantes favoráveis a privatizações já sabiam como seria o serviço, acalmem_se, a Sabesp está por vir.....
-
Gustavo Cintra 17/01/2024No Residencial Meirelles é a mesma coisa. Cai a energia todos os dias e não raramente mais de 1 vez ao dia.
-
pedro luiz 17/01/2024sera que a enel esta de olho? pq cair com frequencia e usar de deculpa que tem limites. Estava de olho no natal pois trabalho home office, o bairro ja perdeu este morador aqui.