ANIVERSÁRIO

Francano grava música 'Três Colinas' em homenagem aos 200 anos

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Divulgação
Músico Iuri Bittar, compositor da música Três Colinas
Músico Iuri Bittar, compositor da música Três Colinas

Três Colinas. Inspirada no relevo que dá o apelido à cidade, essa é a música de Iuri Bittar criada para celebrar os 200 anos de Franca. O single será lançado na quinta-feira, 28 de novembro, data que marca o bicentenário da terra natal do violonista, compositor, produtor musical e professor.

Clique aqui para acessar o link da música.

"Tenho uma ligação muito forte com a minha cidade. Quando a gente escolhe ser artista, sabe que o mundo é o destino, mas as lembranças e as raízes do nosso chão permanecem sólidas. Fui criado em um ambiente familiar muito acolhedor e musical, então tudo o que faço na música traz um pouco de Franca", disse Iuri.

A obra é dirigida por Ricardo Dias e conta com a participação de Paulo Aragão no violão de 8 cordas. Presente no novo disco, a faixa Três Colinas mistura o chorinho, um estilo musical marcado pelas melodias instrumentais, com os ponteados da viola caipira. O álbum está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2025, seguido de turnês no Japão e nos Estados Unidos.

"Sou muito ligado à música brasileira, MPB, samba, forró, chorinho, mas sempre tive muito apreço e respeito pela música caipira raiz que, para mim, é a expressão mais genuína da música da nossa região. Busquei a sonoridade que remete às violas caipiras e misturei com o choro, gênero musical pelo qual sou apaixonado desde a primeira vez que escutei. Brinco que essa mistura virou um tango caipira", completa o músico.

Iuri, que mora no Rio de Janeiro, tocou ao lado de nomes da música brasileira, como Paulinho da Viola, Paulo César Pinheiro, Pedro Amorim, Luciana Rabello, Monarco, Paulão 7 Cordas, Nelson Sargento, Nei Lopes, Áurea Martins, Teresa Cristina, entre outros.

A música Três Colinas também é dedicada ao primo de Iuri, Pablo Costa, que é auxiliar técnico de Helinho Garcia desde 2018. Neste ano, deixou o Sesi Franca Basquete para assumir o comando técnico do Unifacisa, de Campina Grande, na Paraíba. Família que sempre apoiou o músico.

"Quando fiz essa música, o Pablo, que sempre foi como um irmão, estava em um momento muito especial na comissão técnica do time, reconduzindo o nome de Franca novamente ao topo do basquete nacional. Dedicar a ele foi um gesto de carinho a uma pessoa especial, em nome de todos os francanos da minha querida cidade", finalizou.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários