DESDOBRAMENTOS

Polícia Civil faz operação à caça de quadrilha que matou bombeiro em Franca

Operação comandada pela DIG de Franca, acontece em Ribeirão Preto, Batatais, Jardinópolis e Sertãozinho. Subtenente Ricardo Falqueto foi morto ano passado durante roubo em fazenda.

Por Kaique Castro | 14/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Kaique Castro/Arquivo/GCN

Subtenente do Corpo de Bombeiros foi morto em fazenda na região de Franca
Subtenente do Corpo de Bombeiros foi morto em fazenda na região de Franca

A Polícia Civil de Franca, em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Federal da região de Ribeirão Preto, realiza nesta terça-feira, 14, uma operação que busca prender membros de uma quadrilha especializada em roubos de agrotóxicos que matou o subtenente do Corpo de Bombeiros Ricardo Falqueto, 44, em novembro do ano passado, na zona Rural de Franca.

A operação é comandada pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Franca, que identificou os suspeitos de terem participado da tentativa de roubo na fazenda Lagoa Azul, que fica às margens da rodovia Rio Negro e Solimões.

Os policiais cumprem mandados em Ribeirão Preto, Sertãozinho, Jardinópolis e Batatais. Devido à alta periculosidade dos bandidos, dois helicópteros da Polícia Civil e Militar participam das buscas.

Cinco pessoas foram presas até o momento, além de armas e drogas apreendidas. Todos os suspeitos estão sendo levados para a CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Ribeirão Preto.

O crime
O subtenente do Corpo de Bombeiros Ricardo Falqueto morreu ao ser atingido por disparos de arma de fogo durante uma tentativa de roubo na madrugada do domingo, 27 de novembro, na fazenda Lagoa Azul, próximo ao km 11 da rodovia Rio Negro e Solimões, em Franca.

De acordo com a Polícia Civil, o objetivo da quadrilha armada era chegar a um galpão que guardava grande quantidade de defensivos agrícolas. Cerca de 15 bandidos teriam participado da ação.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o bando invadiu a propriedade por volta de 3h da madrugada com um carro de passeio e um caminhão. Logo na chegada à fazenda, eles renderam cerca de 10 moradores e trabalhadores e os colocaram em um cômodo de uma das casas da propriedade. Durante toda a ação, os criminosos faziam ameaças às vítimas.

Com os moradores rendidos, os criminosos seguiram para o galpão que abrigava os produtos agrícolas.

Para o delegado David Abmael David, que acompanhou o caso, a forma como os bandidos agiram dentro da fazenda mostra que eles conheciam o local.

Por volta das 4h30, o militar e um amigo se aproximaram do local e foram percebidos pelos criminosos. O delegado disse, em entrevista, que a dupla estaria indo pescar e teria parado no local, onde têm conhecidos, e se deparou com a ação em andamento.

Após a identificação do militar pela quadrilha, contou o delegado, um tiroteio teria começado. Falquete foi baleado com pelo menos dois tiros, que lhe atingiram a cabeça e as pernas, morrendo no local.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • dois pesos duas medidas
    14/03/2023
    Pergunto se fosse um funcionario / morador da fazenda se haveria essa \'OPERAÇÃO\' da mesma maneira. Isso é muito triste você vê que são dois pesos e duas medidas e q a segurança \'funciona quando convém\'.
    • Sem Noção
      15/03/2023
      O que você sugere? Que a policia não investigue a morte do bombeiro?