NEGÓCIOS

Couromoda 2023 anima mercado e setor calçadista vê com otimismo os próximos meses

Por Jéssica Reis | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Fabio Mendes/Couromoda
Couromoda 2023 no Expo Center Norte em São Paulo
Couromoda 2023 no Expo Center Norte em São Paulo

A 49ª edição da Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda (Couromoda) de 2023 terminou nesta quarta-feira, 18, com um balanço geral de sucesso, segundo o setor.

O evento, que reuniu visitantes de 17 países em São Paulo, é um termômetro do ano de negócios do setor calçadista. Compradores e lojistas vieram dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Colômbia, o que acabou possibilitando aos expositores entrada em novos mercados e ainda gerou um alto volume de vendas, superarando a expectativa de algumas das grandes marcas de calçados masculinos, femininos e infantis, grifes de bolsas e acessórios e empresas de confecções presentes.

Segundo a Prefeitura de Franca, 26 empresas das áreas de calçado e acessórios marcaram presença no evento. A secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, visitou a feira. "Esse tipo de exposição permite que os fabricantes projetem em âmbito nacional e mesmo internacional o que estão produzindo, seus lançamentos, pois por lá circulam compradores de todo o país e outros países. Os participantes, além da interação direta com outros empresários, compartilhando experiências, têm a oportunidade de ver o que está sendo realizado de diferente e o que pode ser de interesse dos consumidores", destacou a secretária.

Oito micro e pequenas empresas francanas estiveram presentes na Couromoda apoiadas pela Prefeitura. O auxílio financeiro foi destinado para possibilitar o custeio de parte da contratação dos estandes individuais no Espaço Moda Franca.

Segundo o diretor geral da Couromoda, Jeferson Santos, o evento de 2023 contemplou as expectativas iniciais, uma vez que se mostrou um evento assertivo e objetivo, com muitas vendas in loco e também com tabulamento para negócios futuros. "Milhares de lojistas e centenas de compradores internacionais conheceram e aprovaram os lançamentos em calçados, acessórios e confecção. Muitos expositores confirmaram que as vendas foram satisfatórias, em alguns casos até acima do esperado. E as perspectivas para os próximos meses são positivas para o complemento de tratativas iniciadas na Couromoda", explica Jeferson.

Aproveitando o bom ânimo do mercado, a organização da feira anunciou uma importante expansão para a sua 50ª edição: marcas internacionais e globais também serão expositoras em 2024, e o evento passará a ser denominado Couromoda Latin American.

A ideia dos organizadores com este investimento na ampliação do evento é se aproximar do mercado internacional, com a presença mais significativa de expositores estrangeiros e de compradores internacionais, em especial da América Latina. "Estamos falando de um mercado composto por 20 países e com PIB superior a R$ 25 trilhões. Diversas ações e projetos estão sendo pensados e serão acionados nos próximos meses para efetivar este novo momento da feira", finaliza Jeferson Santos.

A Couromoda Latin America será realizada entre os dias 22 e 24 de janeiro de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Inspiramais no Sul
Ainda para este mês, entre os dias 24 e 25, a Prefeitura oferece suporte a outras nove empresas de Franca que viajarão até Porto Alegre (RS) para participar da Inspiramais-2024, que também difunde e antecipa as tendências de moda, confecção, móveis, bijuterias, acessórios e calçados. A feira acontecerá no Centro de Eventos FIERGS (Federação das Indústrias).

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários