
No Brasil este animal de nome curioso não é nada comum. Mas na África, na Ásia, no Havaí e na Jamaica, o mangusto é considerado um bicho de extrema utilidade. Sabe por quê? Ele gosta de comer carne de cobra e assim ajuda as populações dos locais onde vive a ficarem livres das serpentes. Você deve estar se perguntando: mas o veneno da cobra não mata o mangusto? A resposta é: não mata. Eles são imunes ao veneno das serpentes mais peçonhentas, até mesmo ao das najas, as mais venenosas do mundo. Acontece que o organismo deles processa o veneno, não causando nenhum mal.
Mangustos são mamíferos de pequeno porte, com peso variando entre 1 e 5 kg, e altura de 20 a 75 cm. Compridos e alongados, têm patas curtas e caudas compridas. A cabeça é pequena em relação ao corpo e exibe orelhas triangulares e pontiagudas. O focinho é afilado e triangular, contíguo ao resto de crânio. Os olhos são relativamente grandes e apresentam uma pupila ovalada e horizontal. A maioria das espécies é uniformemente castanha. Outras têm listras no pelo.
Uma característica curiosa é a dentição dos mangustos. Eles possuem entre 32 e 40 dentes pontiagudos , ideais para triturar répteis, aves, raízes, frutos, insetos e ovos, seus alimentos preferidos.
No famoso zoo do não menos célebre Central Park, localizado na cidade americana de Nova York, quatro filhotes de mangustos - acompanhados de seus pais - fazem sucesso com os visitantes. O grupo pode ser encontrado no setor tropical do parque.
A fama é tanta que os animais de pelo curto, mas focinho, corpo e rabos alongados, já foram parar na internet. Não é para menos. Os mangustos gostam de viver em sociedade. É comum um grupo ter até 70 animais. A sintonia é tanta que não raro as fêmeas dão à luz no mesmo dia. Assim, nascem muitos filhotinhos ao mesmo tempo.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.