Como nasceu o escotismo


| Tempo de leitura: 2 min
Foi um nobre inglês chamado Baden Powell quem criou o movimento dos escoteiros
Foi um nobre inglês chamado Baden Powell quem criou o movimento dos escoteiros
Chama-se escotismo ao movimento idealizado pelo lorde inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (1857-1941). Tem caráter educacional, voluntário, sem fins lucrativos. Nele os membros têm a oportunidade de se desenvolverem socialmente de uma forma baseada em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza. Tudo começou quando Baden-Powell organizou um acampamento com vinte rapazes, no qual ensinou conceitos de primeiros socorros, observação, segurança e orientação aos jovens. Em virtude do bom resultado do acampamento, Baden-Powell resolveu escrever um livro: Escotismo para Rapazes, publicado em 1908. As idéias do inglês foram muito bem recebidas. Rapidamente o movimento se espalhou por vários países do mundo e passou a acolher também meninas nos seus grupos. 
 
No escotismo, os jovens têm a oportunidade de se socializarem de forma disciplinada, pautada em valores e no meio da natureza. Desta forma, o escoteiro se desenvolve fisicamente, por meio de jogos ao ar livre, exercícios, conversas e leituras. Um dos objetivos do escotismo é desenvolver um caráter sadio nas crianças e jovens; e também ampliar a vida intelectual, já que são estimulados conhecimentos específicos de cada etapa das atividades. 
 
O lema do escotismo é Be Prepared expressão em língua inglesa que significa “Esteja Preparado”; contudo, no Brasil, o mesmo foi adaptado para “Sempre Alerta”. Isso significa que o escoteiro deve estar preparado mentalmente,  sempre se lembrando de seus valores, e fisicamente, tornando-se ativo, forte e capaz de realizar o que for necessário. Os escoteiros são divididos em grupos etários. No Brasil, geralmente ocorre a seguinte divisão: Lobinho (7 a 10 anos), Escoteiro (11 a 14 anos), Sênior (15 a 17 anos) e Pioneiro (18 a 21 anos).
 
 
O significado da palavra escoteiro
 
Foi o próprio fundador Baden Powell que escolheu  scout para nomear os participantes de seu grupo. No inglês esta palavra significa explorador, mateiro, e até é  hoje é familiar às crianças inglesas.  
 
A adoção no Brasil do termo “escoteiro” deve-se ao Dr. Mário Sergio Cardim, principal fundador da Associação Brasileira de Escotismo (ABE), com sede em São Paulo.
 
Na ocasião, há mais de cem anos, os vocábulos “pioneiro”, “adueiro”, “vanguardeiro”, “bandeirante” e “escuta” competiam com  a  palavra  “escoteiro”. 
 
Esse último termo, escoteiro,  foi  escolhido em votação e oficializado pela Associação Brasileira de Escoteiros, com sede em São Paulo, em seus estatutos em 1915. 
 
 
Sinônimos do termo “escoteiro” utilizados pelo mundo atualmente:
 
Scouts     Língua Inglesa   
Pfadfinder Língua Alemã   
Pachorras Guatemala   
Hatsofim Língua Hebraica
 
 
Tradução do lema dos escoteiros, Sempre Alerta:
 
Be prepared Língua Inglesa 
Siempre Listo Língua Espanhola
Toujours prêt Língua Francesa
Nna oi pokoulse Língua Setswana ( Botswana)
Selalu Bersedia Língua Malay  (Brunei)
Esso Etimos Língua Grega
Daima hazir Língua Turca
Vaer Beredt Língua Dinamarquesa
Kun Musta’idan Língua Árabe
Hayer nachon Língua Hebraica
Estoti Parati Língua Italiana
Ole Valmis Língua Finlandesa
Allzeit Bereit Língua Alemã

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários