
Gaivotas são aves de uma família chamada Laridae, subordem Lari; a maioria delas pertence ao gênero Larus. A família das gaivotas reúne noventa espécies de pássaros aquáticos, a maior parte marinhos, encontrados no mundo inteiro. No Brasil há aproximadamente vinte espécies. A gaivota-real é uma das maiores, medindo cerca de 60 cm de comprimento. Sua envergadura é de 1,40 metro. Envergadura é a medida da ponta de uma asa a outra.
No geral, são aves de tamanho que varia de médio a grande, cores branca ou cinzenta, muitas vezes com marcas pretas na cabeça ou asas. Possuem bicos fortes e compridos e patas com membranas.
Sua dieta é composta basicamente de peixe, mas elas se alimentam também de ovos de outras aves, pequenos roedores e vários tipos de restos. Essas aves habitam litorais e ilhas oceânicas, são frequentadoras assíduas dos portos de mar, acompanham também os barcos pesqueiros, aproveitando-se da concentração de peixes nas redes ou dos que são rejeitados pelos pescadores. Sua presença é marcada com um grito característico, aspero e rouco. Muitos pintores sentem atração pelas gaivotas e há belos quadros que mostram gaivotas sobre as águas do mar.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.