Impala


| Tempo de leitura: 1 min
Eles gostam de viver juntos; por isso estão sempre em bando
Eles gostam de viver juntos; por isso estão sempre em bando

Este animal gosta de companhia, convivência. Nunca está só. Vive em grandes manadas nas savanas africanas. As savanas são um tipo de vegetação composta por gramíneas e árvores de pequeno porte, espalhadas e não reunidas. Pode correr a velocidades de 80 km por hora e saltar cerca de três metros para fugir dos perigos. Tem boa visão, excelente audição, reflexos muito rápidos. Prefere zonas onde exista capim de porte baixo ou médio, com uma fonte de água por perto. A cabeça do macho é ornamentada por chifres que podem atingir um metro de comprimento. Estes chifres vão entortando com o passar do tempo.

O pelo é castanho-avermelhado, escurecendo no rosto e no dorso. O ventre, a queixada, a linha dos olhos e a cauda são brancos. Uma zona de pelos mais compridos do que os restantes, de cor preta, cobre-lhe os calcanhares. Os machos com um ano e as fêmeas com vinte meses começam a se acasalar. A gestação leva de 195 a 200 dias. Na África, o impala é chamado por quatro nomes: m’pala, umbundu, kxara e kwanyama. Sua média de vida é 40 anos.

Impalas podem se adaptar ao ambiente: gostam de grama verde, mas são capazes de se sustentar com capim seco por algum tempo. Também conseguem aguentar sem água por períodos de até três dias. Têm uma característica importante: quando um impala é ameaçado, ou se assusta, o rebanho inteiro pula a fim de confundir os seus predadores. Podem saltar distâncias de mais de cinco metros de extensão e pular três metros de altura. Seus predadores mais perigosos são os leopardos.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários