OPINIÃO

Time de garotos na Copa Paulista preocupa: ‘assim, não vai ganhar o campeonato’

Dois jornalistas ouvidos pelo JP estão pessimistas quanto ao futuro do XV na competição estadual; outros dois profissionais têm esperança em boa campanha

Por Erivan Monteiro | 23/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Mariana Kasten/XV de Piracicaba

O zagueiro Gilberto Alemão é um dos poucos que devem permanecer para a Copa Paulista
O zagueiro Gilberto Alemão é um dos poucos que devem permanecer para a Copa Paulista

A confirmação de que o XV de Piracicaba jogará a Copa Paulista deste ano com um time de garotos, mesclando com alguns jogadores mais experientes, e um técnico promovido do sub-20 (Leandro Samarone), preocupa parte da torcida e imprensa. Para alguns jornalistas e radialistas, essa fórmula é um indicativo que o Alvinegro entrará no torneio apenas para “cumprir tabela”.

“Quando você anuncia que vai jogar com a base, antes de começar a competição, é sinal de que você não tem pretensão nenhuma”, opinou o jornalista Rogério Achilles. “Assim, não vai ganhar o campeonato. Pode até dar uma zebra, mas é muito difícil”, emendou o experiente comunicador.

O Capitão, como é mais conhecido no meio do jornalismo esportivo, reprova a iniciativa da diretoria. “Eu não concordo com garotos jogando uma Copa Paulista, que pode conseguir uma vaga para a Série D de Brasileiro ou para a Copa do Brasil”, disse.

“Eu, se fosse diretor do XV, entraria com a seguinte proposta: vamos mesclar, tem de ter pelo menos 7, 8 profissionais rodados e vai colocando os garotos devagarzinho”, finalizou Achilles.

Posição parecida tem o radialista André Camargo. “Em primeiro lugar, tem de esperar a apresentação do elenco no dia 6 de maio. Mas, se for com a base, vai passar vergonha”, sentenciou. “Os times do grupo virão com tudo, então se não jogar focado será arriscado”, completou Camargo.

Sobre a efetivação de Samarone no cargo de técnico da equipe principal, o radialista piracicabano é cauteloso. “Quanto ao técnico, é prematuro falar. Penso não ser correto, pois não tem a experiência para o time principal, mas pode dar certo”, explicou André Camargo.

CORRETO

Para outros dois profissionais da imprensa piracicabana, no entanto, o XV está no caminho certo. “Não existe fórmula secreta para o sucesso no futebol. Sobretudo quando não se tem dinheiro para investir nele. Entretanto, não há maior aposta sem risco”, declarou o radialista Rodrigo Caetano.

Caetano afirmou que “após apostar e fracassar com técnicos renomados e jogadores rodados, o bom e barato pode dar certo”. “Por que não? Sem sacrifício não há vitória”, emendou o radialista.

"Acho correto aproveitar os pratas da casa e trazer naturalmente alguns reforços. O clube tem poucos recursos, essa é a verdade, está abatido por mais uma temporada sem acesso e a única saída é dar uma oportunidade para o experiente Samarone", analisou o jornalista Ricardo Ferreira, o Baby. "Quem sabe ele consegue dar personalidade ao grupo e terminar o ano com boas revelações para 2025?", emenda.

APRESENTAÇÃO

A apresentação do Alvinegro será em 6 de maio, quando o grupo começará os trabalhos visando à estreia na Copa Paulista, dia 16 de junho. A diretoria anunciou que fará apenas “contratações pontuais” para a competição, além de alguns jovens jogadores que já estavam do time principal e permaneceram no Barão.

Do time que disputou a Série A2, devem continuar (caso não tenham proposta) o zagueiro Gilberto Alemão – que tem contrato até abril de 2025 – e o volante Mauro Silva, que se recupera de uma artroscopia no joelho. Arthur e Iacoveli não devem ficar.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.