VACILOU

Quase 2 mil motoristas são multados por ‘invadir’ faixas exclusivas de ônibus

Os números foram divulgados pela Emdec e registrados nos primeiros três meses do ano

Por Leonardo Vieira | 19/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação

Faixa exclusiva para ônibus não tem sido respeitada em Campinas
Faixa exclusiva para ônibus não tem sido respeitada em Campinas

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) divulgou nesta semana que de janeiro a março de 2024, foram registradas em Campinas 1,9 mil autuações por uso indevido das faixas exclusivas de ônibus.

A expectativa é que os números deste ano superem os de 2023. No mesmo período do ano passado, foram 736 autuações, totalizando mais de 3,6 mil autuações registradas ao longo de 12 meses.

A Emdec reforça as orientações para que os motoristas respeitem a circulação dos ônibus do transporte público nas faixas exclusivas. Os corredores dedicados ao transporte proporcionam mais agilidade e previsibilidade na circulação dos ônibus, priorizando os meios de deslocamento coletivos. De acordo com a empresa, circular indevidamente nas faixas exclusivas é infração de trânsito gravíssima, que gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e aplicação de multa no valor de R$ 293,47.

Já as faixas preferenciais podem ser utilizadas por outros veículos, desde que respeitem a preferência do transporte público coletivo de passageiros. A fiscalização da circulação nas faixas exclusivas é feita pelos agentes da mobilidade urbana e a proibição é devidamente regulamentada pelas placas de sinalização.

“Nosso alerta aos motoristas é que priorizem o senso coletivo, uma vez que as faixas exclusivas são feitas para a circulação dos ônibus, que transportam milhares de usuários diariamente. Por serem coletivos, os ônibus são, inclusive, meios mais sustentáveis de deslocamento em relação ao transporte individual”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.