ALERTA

Campinas tem 35 mil crianças com esquema vacinal desatualizado; Saúde faz busca ativa

O início da mobilização será pela região que tem como referência o Centro de Saúde (CS) Taquaral.

Por Higor Goulart | 18/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação

A iniciativa deve convocar pais e responsáveis para a vacinação e analisar os motivos
A iniciativa deve convocar pais e responsáveis para a vacinação e analisar os motivos

Campinas tem 35 mil crianças de 0 a 5 anos com o esquema vacinal desatualizado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número representa 40% do total de crianças desta faixa etária no município.

Para incentivar a vacinação, a pasta em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) iniciou a busca ativa pelas crianças. A iniciativa deve convocar pais e responsáveis para a vacinação e analisar os motivos pelos quais as crianças não receberam o imunizante.

O início da mobilização será pela região que tem como referência o Centro de Saúde Taquaral, mas a expectativa é de que moradores de todas as áreas sejam contemplados.

“Trata-se de mais uma estratégia que visa resgatar crianças que possam estar sem as vacinas adequadas para a faixa etária e, dessa forma, suscetíveis a doenças que poderiam ser evitadas. Essa ação de busca ativa vai contribuir para o avanço nos contatos com os responsáveis”, destacou a coordenadora do Programa de Imunização em Campinas, Chaúla Vizelli.

Diferentes tipos de imunizantes do Calendário Nacional de Imunização estão disponíveis nos 68 centros de saúde de Campinas. Para receber, não é necessário agendamento e a Secretaria de Saúde orienta a apresentação de documento de identidade com foto.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.