PUNIÇÃO

Unicamp demite professor que ameaçou alunos com faca durante protesto

Rafael de Freitas Leão foi flagrado, em outubro do ano passado, ameaçando estudantes com faca e spray de pimenta.

Por Thiago Rovêdo | 02/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para Sampi Campinas

Reprodução

Cena foi gravada por alunos da Unicamp
Cena foi gravada por alunos da Unicamp

O professor do Imecc (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Rafael Leão foi demitido da instituição. Ele foi flagrado, em outubro do ano passado, ameaçando estudantes com faca e spray de pimenta. Rafael afirmou que agiu em legítima defesa.

Segundo a publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta terça-feira (2), o professor Rafael de Freitas Leão foi demitido pelo cometimento de falta disciplinar gravíssima.

No dia 4 de outubro, os estudantes realizavam uma manifestação contra a privatização de órgãos estaduais e precarização das instituições públicas de ensino no Estado. Na versão dos alunos grevistas, o professor do Imecc não teria concordado com o ato e ameaçado os alunos com uma faca.

"O professor acabou de levantar uma faca contra mim. Os estudantes estão parando pelos seus direitos e quando tentamos dialogar com ele, ele me apertou pelo braço e me jogou no chão. Ele levantou uma faca. Os estudantes conseguiram gritar e chamar os seguranças do campus", explicou Gustavo Bispo, um dos diretores do DCE (Diretório Central dos Estudantes), em um vídeo publicado no Instagram na época.

Em depoimento à Policia Civil, o professor contou que desde 2016, quando sofreu ameaças de alunos e representou judicialmente contra eles, carregava um frasco de spray pimenta e uma faca para sua defesa. Chegando ao prédio, avistou um grupo de alunos aglomerados na entrada, tomando conhecimento que os alunos da Unicamp estavam em paralisação por motivo desconhecido do declarante.

"No momento que em ingressava na sala de aula, foi surpreendido por um rapaz baixo, o qual investiu contra o declarante, dizendo que não daria aula pois estava tendo paralisação dos alunos. O jovem empurrou o declarante, fazendo com que o mesmo caísse no chão e causando-lhe lesões na cintura. Por este motivo, o declarante muniu-se do spray de pimenta e da faca", disse em depoimento.

O Imecc informou, na época, que os fatos seriam apurados administrativamente e serão tomadas as medidas cabíveis. "Também por decisão do Conselho Interdepartamental do IMECC, tendo em vista os fatos de hoje, o prof. Rafael Leão será afastado de suas atividades didáticas no 2o semestre de 2023", afirmou a nota do Imecc.

O professor não foi encontrado para comentar a decisão do Estado, mas a reportagem será atualizada caso haja um posicionamento.

Em nota, a Unicamp esclareceu que "a decisão foi tomada com base no relatório final da Comissão Processante Permanente que analisou o caso, referendado posteriormente pela Procuradoria Geral da Universidade".

A instituição ainda informou que o processo "transcorreu conforme determinam as regras internas da Universidade, garantindo ao docente todas as possibilidades de exercer a sua ampla defesa".

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.