OPERAÇÃO

PF cumpre mandados contra ONG suspeita de desviar recursos públicos

Investigados teriam usado empresas falsas para prestar serviços nunca feitos à instituição de Jundiaí; estima-se que ao menos R$ 800 mil tenham sido desviados

Por Redação | 20/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/PF

Agentes cumpriram mandados de busca apreensão na sede da instituição nesta manhã
Agentes cumpriram mandados de busca apreensão na sede da instituição nesta manhã

A Polícia Federal de Campinas deflagrou nesta quarta-feira, 20, a Operação Phílantropia, que investiga desvio de dinheiro público em repasse para uma instituição beneficente de Jundiaí (a 39 km de Campinas).

Segundo a PF, pesa contra os investigados a suspeita de usar empresas de fachada para obter recursos do município, de convênios federais e de emendas parlamentares sob justificativa de realizar ações sociais. Parte do dinheiro, no entanto, ia parar no bolso dos investigados. Estima-se que ao menos R$ 800 mil tenham sido desviados.

Os agentes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão, dos quais três em Jundiaí e um na capital. Adicionalmente, a Justiça bloqueou bens dos investigados, quatro pessoas físicas e duas empresas.

“Tais empresas, inexistentes de fato, teriam sido utilizadas para simular a prestação de serviço à instituição beneficente, recebendo por isso consideráveis pagamentos. Esses serviços,  no entanto, nunca foram prestados, e os recursos foram captados pela própria gestora da instituição”, explica a PF em nota.

Se confirmado o esquema de desvio de dinheiro, os investigados podem assumir penas de 12 anos de cadeia pelo crime de peculato.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.