
O presidente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini, anunciou o seu destino político e vai migrar nesta janela partidária para o Republicanos. A informação foi concedida pelo próprio Rossini em entrevista exclusiva ao Transamérica Notícias, da Rádio Transamérica Campinas, na manhã desta terça-feira. O ato de filiação será neste sábado, no Clube da Vila Marieta, em Campinas.
Vereador por seis mandatos, Rossini estava no PV desde 2001, sendo eleito por três mandatos consecutivos ao legislativo campineiro pela legenda. Durante o período, o parlamentar integrou a base do prefeito Jonas Donizette (PSB) e Dário Saadi (Republicanos), foi líder de governo com Jonas e Dário e se tornou presidente da Câmara em 2023.
O motivo para deixar o PV foi a união da sigla com o PT em uma Federação criada ainda em 2022 para as eleições presidenciais e que segue em andamento, bloco que ainda integra o PcdoB. A incompatibilidade de ideias e a proximidade com gestão Dário ‘forçaram’ Rossini a deixar o Partido Verde após 23 anos e o colocaram no rumo da legenda que abriga Dário Saadi e o governador do estado, Tarcísio de Freitas.
Janela Partidária
Vereadoras e vereadores que desejam mudar de partido político podem fazer a troca de legenda desde o dia 7 de março sem perder o mandato. Este ano, a migração será até 5 de abril, data final do prazo de filiação para quem pretende concorrer às Eleições Municipais de 2024.