RACISMO

Morador faz ataque racista a servidora em Hortolândia: 'macaca, chimpanzé, macumbeira'

Por Higor Goulart | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Rádio Digital Pop
Vítima gravou ofensas raciais no Centro Pop, em Hortolândia
Vítima gravou ofensas raciais no Centro Pop, em Hortolândia

Uma funcionária pública foi alvo de injúria racial por um morador durante a tarde de quinta-feira, 29, no Centro Pop de Hortolândia. A vítima, que trabalha na assistência social da cidade, gravou o momento em que sofreu as ofensas, como “macaca”, chimpanzé”, “preta” e “macumbeira”. 

De acordo com a Prefeitura de Hortolândia, por volta das 16h, o homem chegou fora do horário de funcionamento em busca de atendimento. Por isso, a servidora negou o serviço. A partir deste momento, ele passou a proferir ofensas raciais.

“É preta e macaca. É preta e macaca. Agora eu vou falar o que eu não posso falar”, disse o homem, durante a gravação da vítima.


- Homem é morto a tiros com filha de 4 meses no colo em Hortolândia


Enquanto ele ainda proferia as ofensas, a servidora lamentou o caso de racismo. “Trabalhar o dia inteiro para ainda sofrer essa humilhação. Tudo isso aqui. Ser chamada de macaca, chimpanzé. Isso aqui é desacato ao funcionário público. Isso é desrespeito”, lamentou.

A Guarda Municipal foi acionada e ao presenciar o ato prendeu o homem e o conduziu a delegacia de Hortolândia. A servidora prestou depoimentos e está recebendo apoio da Administração Municipal.

Em nota, a Prefeitura informou que “repudia qualquer tipo de violência e salienta que é crime o desacato a servidores no exercício de suas funções”.

Comentários

Comentários