CAUSAS

Solo úmido pode ter sido causa de tragédia no Taquaral, diz capitão dos Bombeiros

A avaliação inicial é que a árvore estava em condições normais e que a umidade do solo pode ser a principal responsável pelo acidente.

Por Luis Eduardo de Sousa e Thiago Rovêdo | 24/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para Sampi Campinas

Reprodução/Sampi Campinas

Capitão do Corpo de Bombeiros, Luiz Fernando Baccin
Capitão do Corpo de Bombeiros, Luiz Fernando Baccin

O capitão do Corpo de Bombeiros de Campinas, Luiz Fernando Baccin, afirmou que a avaliação inicial aponta que a árvore que caiu e matou uma menina na Lagoa do Taquaral, na manhã desta terça-feira, 24, estava em condições normais e que a umidade do solo pode ser a principal responsável pelo acidente. Uma avaliação técnica ainda será realizada pelos órgãos municipais.

Leia mais
Campinas teve duas mortes por queda de árvores em menos de 30 dias
Taquaral: vídeo mostra momentos de desespero antes do resgate das vítimas

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o fechamento de parques públicos foi uma orientação do órgão e que ela será repassada também para as cidades da região. O prefeito Dário Saadi (Republicanos) determinou o imediato fechamento, por tempo indeterminado, de todos os parques e praças de esportes públicos.

"A análise será feita pelos técnicos, mas a árvore estava aparentemente saudável. O solo muito umido descolou a raiz do chão e acabou acontecendo o que aconteceu", explicou o capitão.

De acordo com o Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência), a árvore caiu em cima de uma família composta por uma mulher, um homem e uma criança que teria aproximadamente 5 anos. O acidente aconteceu próximo da área dos pedalinhos, local tradicional para se fazer passeios e caminhadas no parque.

"A árvore pegou região femural, que tem uma artéria importante e a criança entrou em choque hipovolêmico. Ela chegou a receber cuidados na hora, mas infelizmente ela não resistiu", contou Baccin.

Segundo o capitão, os pais não sofreram ferimentos, mas a mãe precisou de atendimento médico e foi encaminhada a uma unidade de saúde da cidade. Baccin afirmou que vai recomendar às cidades da região o fechamento de parques e áreas com grande concentração de árvores. "Essa medida de fechamento de parques foi sugerida junto com a Defesa Civil e vamos também sugerir para as prefeituras da região a mesma ação", finalizou.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.