
A operação no novo Terminal Campo Grande, em Campinas, começou tranquila. A Sampi esteve no local na manhã deste sábado (15) para acompanhar a mudança nos ônibus: como funciona a entrada, a recarga, o embarque e a integração (leia abaixo).
O terminal é fechado aos usuários, que devem pagar a tarifa integral, de R$ 5,15 (no Bilhete Único) ou R$ 5,60 (QR code) para entrar. O modelo é diferente do praticado no Terminal Central, que cobra 80% do valor na entrada e os 20% restantes no embarque.
A recarga
É possível recarregar o Bilhete Único ou comprar o QR code na entrada do Terminal, mas na manhã do sábado usuários tiveram problemas para recarregar com cartão de crédito e débito. O posto de recarga deve aceitar somente dinheiro até a segunda-feira (17), conforme informou à Sampi a atendente da Transurc, que administra as tarifas do transporte coletivo municipal.
O embarque
Como a tarifa já é cobrada na entrada, o embarque nos ônibus acontece pela porta traseira. Agentes de mobilidade urbana da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) orientavam os usuários durante a manhã. “Você faz o embarque pela porta traseira, igual no (terminal) Ouro Verde. Quem vem do centro é a mesma coisa, desce pela porta traseira e pode fazer a integração para outro ônibus” explicou o agente da Emdec para Flávia Lirani, 40, comerciante.
Opiniões
A Flávia, inclusive, gostou do terminal, mas se mostrou apreensiva quanto ao funcionamento na ‘hora do rush’.
“Hoje está tranquilo: como o terminal tá mais vazio, dá pra procurar a plataforma e pedir informação. Vamos ver na segunda-feira no horário de pico como que vai estar isso aqui”, comentou.
Paulo Teixeira, 53, já não tem esse medo: “O terminal é muito melhor, muito maior, mais organizado que o outro (antigo). Aquele outro era uma bagunça danada, esse aqui tá muito melhor e acho que vai funcionar bem”.
LEIA TAMBÉM - O que vai acontecer com o antigo Terminal Campo Grande? Vai ser demolido?
Os ônibus param em fila nas plataformas indicadas. Os usuários que aguardam podem ficar em pé, nas filas, ou sentados nos assentos novos.
São dois acessos ao terminal: um pelo sentido Campo Grande da Avenida John Boyd Dunlop, e um pelo sentido Centro. Os dois sentidos são cercados pelos bairros Jardim Novo Maracanã, e Jardim Santa Rosa.