OPINIÃO

O direito à educação por Direito!

Por Professor Sinuhe | O autor é colaborador de Opinião
| Tempo de leitura: 2 min

Segundo Karl Kraus, escritor austríaco, "Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem, e poucos possuem".

No entanto, tal premissa é válida para esta Pindorama Macunaímica chamada Brasil? Há mesmo educação neste país? É levada a sério?

E esse substantivo abstrato, educação, é concreto em nossa nação, como fazê-lo acontecer? Que investimentos são feitos, qual é a prioridade para a educação, que lugar ela ocupa na mente da política brasileira?

Creio que haja a Educação, a escolar, a dos livros dos professores e das professoras, da escola que parece cada vez menos escolha! E a educação que vem do berço, as triviais frases como cumprimentos, saudações, colocar o lixo no lugar certo, respeito ao próximo, parar na faixa para segurança, dar a preferência aos mais velhos, ceder o assento para uma mulher no ônibus ou metrô! O mínimo que se espera do ser humano!

Todavia, nada disso parece acontecer mais, influenciadores viraram mestres, claro que há os que merecem estar no patamar, educam, realmente! Mas parece que a polarização política fez de todos os seres indivíduos mal educados!

Há esperança? Sim! As escolas tendem a mudar, a humanizar -se , a ter novamente o ser e não somente o ter!

Para mim, nada substitui a leitura, com todo respeito à IA, mas se é artificial, já não é o que se espera, a inteligência vem dos livros, das aulas, da interação, docentes e discentes!

Na sexta-feira, dia 12 de setembro, estive na OAB Bauru, fui jurado ao lado de Ana Maria Guedes, mestra por quem nutro admiração e respeito em sua maestria com essa tal Língua Portuguesa!

O evento "OAB vai à escola" reuniu um maravilhoso, espetacular, didático, emocionante debate sobre as redes sociais, sim, logo um assunto tão complexo!

A escola "Eduardo Velho Filho" defendia os prós das redes sociais e a Etec os contras, foi inesquecível! Agradeço pelo convite de meu ex-aluno Patrick Bataiola, do Preve Objetivo de Bauru, quanta honra estar no auditório das leis ouvindo e falando sobre educação!

A Ordem dos Advogados do Brasil está de parabéns! Evento maravilhoso, imparcial, parece estranho o assunto Educação ser plantado e colhido por advogados e advogadas bauruenses, mas não, Educação é direito e dever de todos!

Parabéns, OAB Bauru!

Educação por direito e Direito!

"A educação não tem preço, sua falta tem custo!" ( Antônio Gomes Lacerda )

Comentários

Comentários