BEM-ESTAR & CIA

Clínica comemora 20 anos com foco em saúde e socialização

da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Tisa Moraes
Osvaldo Pinho, Mariana Buso, Aline Taba, Isabela Caramaschi, Laura Caramaschi e Mariane Andreotti
Osvaldo Pinho, Mariana Buso, Aline Taba, Isabela Caramaschi, Laura Caramaschi e Mariane Andreotti

A Clínica Corporal Line completa 20 anos de história em Bauru celebrando muito mais do que uma trajetória de cuidado com o corpo de seus pacientes. Idealizado pela fisioterapeuta Laura Caramaschi, o espaço alia o tratamento de dores e lesões à promoção de uma rotina de vida ativa e prazerosa, especialmente entre idosos, que encontram ali não apenas tratamento, mas também um ambiente acolhedor e de convivência.

A clínica reúne hoje uma equipe multidisciplinar formada por 11 profissionais, entre fisioterapeutas, dentista, nutricionista, personal trainer, psicóloga e especialistas em estética, todos voltados para uma abordagem integral da saúde. O aniversário será celebrado no próximo sábado (30), com um jantar com música ao vivo no Guestier Residencial Boutique, onde 120 pacientes e familiares estarão reunidos.

"Temos muitos pacientes idosos, alguns com mais de 80 anos. Para eles, vir à clínica é, muitas vezes, o principal programa do dia. Então, criamos um ambiente acolhedor em que se sentem estimulados a sair de casa, conviver e até fazer novas amizades", explica Laura, que atua há 35 anos na área em Bauru.

A filosofia que une promoção de bem-estar físico à socialização é cultivada desde o terceiro ano de funcionamento, quando a clínica passou a realizar um café da manhã com caminhada para comemorar o aniversário. Para este ano, além da festa, a grande novidade foi a aquisição, no início de agosto, de dois equipamentos de ponta, exclusivos em Bauru: o V12 e o V8, desenvolvidos no Brasil e presentes em poucos espaços do país.

Segundo Laura, o V12 amplia as possibilidades de estímulo corporal, trabalhando equilíbrio, coordenação motora, força muscular, alongamento, agilidade e perda de gordura, com a vantagem de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório. "As pessoas precisam ter capacidade aeróbica para caminhar na rua, não tropeçar e correr o risco de sofrer queda e uma fratura. E este equipamento oferece novas aprendizagens de movimento do corpo", observa.

O V12 conta com um carrinho que desliza sobre um trilho em forma de semicírculo, com uma plataforma que pode permanecer fixa ou girar em 360 graus. Assim, possibilita movimentos tridimensionais e desafia o usuário a controlar acelerações e desacelerações do corpo de forma lúdica. "É possível fazer exercícios em pé, ajoelhado, quadrúpede, sentado e até deitado. Até mesmo pacientes com 80 anos estão usando este aparelho", conta.

Já o V8 possui barras deslizantes e apoios móveis, permitindo desde exercícios clássicos do pilates até movimentos mais avançados. Ambos são equipamentos 100% mecânico e possuem regulagem da intensidade da resistência para o usuário conseguir movimentá-los. "Eles se alinham ao conceito de Joseph Pilates de usar a instabilidade para tornar os indivíduos mais estáveis", acrescenta a fisioterapeuta.

Tendo como principal área de atividade a fisioterapia, a Corporal Line atende pessoas de todas as idades, com maior enforque em ortopedia. Além do pilates, o local oferece serviços como osteopatia, reeducação postural, drenagem linfática, fisioterapia pélvica, eletroterapia e tratamento com uso de equipamentos como ultrassom e laser.

Para a equipe, porém, o envelhecimento saudável não depende apenas de cuidados físicos, mas também do convívio social. "Se o idoso não faz nada, perde massa muscular, densidade óssea, mobilidade, equilíbrio. A jornada pode se tornar triste. O que fazemos é tornar essa jornada mais divertida e prazerosa, ajudando-o a recuperar a confiança, a sair de casa e a se relacionar. A interação social favorece emocionalmente e estimula o interesse em continuar cuidando do corpo e da mente", reflete Laura.

Comentários

Comentários