O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) coloca em operação, às 7h desta terça-feira (12), 50 novos radares de fiscalização eletrônica em rodovias sob sua gestão. Nas rodovias estaduais da região, serão 18 novos equipamentos em funcionamento.
Em Bauru, um novo radar passa a operar no km 3 da SPA 354/294, via de acesso da avenida Elias Miguel Maluf, na Vila Industrial, à rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), a Bauru-Marília.
Em Botucatu (100 quilômetros de Bauru), a rodovia Geraldo de Barros (SP-191) ganhará um equipamento de fiscalização no km 160. Em Lucianópolis (50 quilômetros de Bauru), um novo radar irá operar na rodovia Antonio João Garbulho (SP-315), no km 19 mais 90 metros.
Na rodovia SP-261, aparelhos passam a funcionar no km 114, em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru), e no km 144, em Pederneiras (26 quilômetros de Bauru).
Na rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304), ganham novos radares os kms 303 mais 05 metros e 313 mais 10 metros, em Jaú (47 quilômetros de Bauru); 321 mais 93 metros e 330 mais 70 metros, em Bariri (56 quilômetros de Bauru); e 341 mais 94 metros e 351 mais 92 metros, em Itaju (69 quilômetros de Bauru).
Na rodovia Cezário José de Castilho (SP-321), novos pontos de fiscalização passam a operar nos kms 370 e 374, mais 4 metros, em Arealva (41 quilômetros de Bauru); 390 mais 05 metros (dois sentidos), em Iacanga (50 quilômetros de Bauru); e 115 mais 30 metros, em Reginópolis (70 quilômetros de Bauru).
Os demais equipamentos iniciam o funcionamento na rodovia Herminio Paisan (SPA 175/387), no Km 3 mais 77 metros, em Lins (102 quilômetros de Bauru) e SPA 372/321, no Km 4, em Arealva.
De acordo com o DER, a medida reforça a segurança viária, amplia a prevenção de acidentes e contribui para salvar vidas, com equipamentos instalados em trechos estratégicos e devidamente sinalizados com o limite de velocidade permitido.
Com os novos dispositivos, motoristas que trafegam acima da velocidade máxima permitida passam a ser autuados, em uma ação que busca reduzir a acidentalidade nas estradas paulistas.
Os equipamentos fazem parte do contrato firmado a partir do Edital nº 145/2023, que prevê implantação de 649 radares em pontos estratégicos dos mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas.
A seleção de cada ponto resulta de mapeamento técnico que considera fatores como altos índices de acidentalidade, histórico de excesso de velocidade, características geométricas da via, pontos críticos e áreas com travessia de fauna.
Os demais equipamentos previstos seguem em fase de implantação, passando por testes e homologação antes de entrarem em operação.