O secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite, e a prefeita Suéllen Rosim inauguraram nesta sexta-feira (8) a Cabine Lilás em Bauru, uma iniciativa do governo estadual de proteção à mulher, com atendimento e suporte para as vítimas de violência. O programa, realizado exclusivamente por policiais femininas por meio do número 190, tem o objetivo de acolher e oferecer suporte às mulheres que sofrem algum tipo de violência, seja física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial. O serviço pode ser solicitado pela vítima ou ser ofertado pelo atendente, caso a solicitante queira falar diretamente com uma policial.
Com a inauguração, os 76 municípios da região de Bauru passam a ser contemplados com o atendimento especializado da Cabine Lilás, que funcionará no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). “A Cabine Lilás é mais uma inovação para combater a violência contra a mulher, integrado ao Aplicativo SP Mulher, à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e outros tantos serviços. O objetivo é diminuir cada vez mais os índices de violência doméstica e de feminicídios. Não vamos nos conformar ou tolerar esses casos, então tudo o que estiver ao alcance da Secretaria da Segurança Pública para proteger as mulheres, será feito”, destacou o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Para a prefeita Suéllen Rosim, a medida é um avanço importante na proteção das mulheres de Bauru e região. “Agradecemos ao governo do Estado por trazer essa iniciativa para Bauru, que atenderá também toda a região. As mulheres ainda são vítimas de várias formas de violência e agressão, e precisam de canais seguros para denunciar e se proteger”, afirmou.
Em Bauru, o secretário participou ainda da solenidade de aniversário do 4º Batalhão de Caçadores da Polícia Militar, que completa 124 anos. O evento teve a presença do comandante do Batalhão, coronel Jovercy Bergamaschi, e dos membros da corporação. O secretário destacou os investimentos que estão sendo realizados para fortalecer a Polícia Militar e reduzir a criminalidade.