SANEAMENTO EM PAUTA

Arsesp fiscaliza serviços da Sabesp em Duartina

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Duartina
Prefeita Suzy Simão com membros de sua equipe do governo e técnicos da Arsesp e Sabesp
Prefeita Suzy Simão com membros de sua equipe do governo e técnicos da Arsesp e Sabesp

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) realizou, na semana passada, auditoria nos serviços de saneamento básico prestados pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em Duartina (38 quilômetros de Bauru). A informação foi divulgada pela prefeitura em sua página oficial no Facebook.

A auditoria, realizada no último dia 29, foi acompanhada pela prefeita Suzy Simão, pelo secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Durval, pelo engenheiro do município Gustavo Hortelan e por equipe técnica da Sabesp e, conforme o município, teve como objetivo avaliar a qualidade dos serviços prestados na cidade.

"Durante a fiscalização, a equipe da Arsesp inspecionou diversos pontos críticos da cidade, incluindo a lagoa de tratamento da Sabesp. Entre os problemas verificados, estão vazamentos de esgoto, despejo irregular no rio e buracos ainda não pavimentados após obras da companhia", cita a administração municipal na postagem.

"Além de acompanharem a vistoria técnica, a prefeita e o secretário, juntamente com os engenheiros, tiveram a oportunidade de apresentar diretamente à Arsesp os principais problemas enfrentados pela população com os serviços prestados pela Sabesp em Duartina, reforçando as demandas urgentes de melhorias".

Segundo a prefeita, a auditoria é fundamental para cobrar qualidade dos serviços. "A Arsesp é os olhos do governo do estado, e, junto com o município, exige que a prestadora cumpra com suas obrigações contratuais. Precisamos de um serviço de qualidade que garanta saúde e qualidade de vida à nossa população", disse.

"A má qualidade dos serviços não afeta apenas a saúde pública, mas também o meio ambiente", completou o secretário Pedro Durval. De acordo com a administração, relatório com apontamentos deve ser entregue até o fim deste mês à prefeitura e à Sabesp e servirá de base para que a empresa cumpra integralmente o contrato de concessão firmado com o município.

Recentemente, a Câmara de Duartina enviou ofício à Sabesp solicitando providências quanto à qualidade dos serviços após, segundo a Casa, "aumento expressivo nas reclamações de moradores sobre buracos abertos pela companhia, que permanecem por dias sem reparo, representando riscos à segurança da população e comprometendo a mobilidade urbana".

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sabesp e, a pedido da Companhia, estendeu o prazo para que ela se manifestasse, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

Comentários

Comentários