As tratativas administrativas e políticas visando à pavimentação da estrada vicinal PTG 020, em Piratininga (13 quilômetros de Bauru), em conjunto com a BRU 023, em Bauru, avançaram nas últimas semanas. As vias, que somam mais de 6 quilômetros de extensão, são estratégicas para a mobilidade regional e representam uma alternativa importante para o tráfego entre os dois municípios, especialmente por desafogar o fluxo de veículos na rodovia Elias Miguel Maluf e também na avenida Castelo Branco, em Bauru.
A pauta ganhou força após reunião técnica realizada no gabinete do prefeito de Piratininga, Sandro Bola, com a presença do coordenador de Meio Ambiente e Agricultura, Márcio Santos; do coordenador Jurídico, Hugo Tamarozzi; do engenheiro agrônomo Paulo Gradelha; e do vereador bauruense Manoel Losila.
O foco do encontro, segundo a Prefeitura de Piratininga, foi discutir os entraves ambientais, principalmente no que se refere ao licenciamento nas áreas pertencentes a Piratininga e Bauru, ponto considerado decisivo para garantir a continuidade do processo de licitação já iniciado pelo Governo do Estado.
A obra já licitada contempla a pavimentação de toda a extensão da PTG 020 e da BRU 023, conectando o final da rua Dr. José Lisboa Jr., em Piratininga, à avenida Mário Ranieri, em Bauru, que por sua vez termina na avenida Comendador José da Silva Marta. “A ligação tem grande potencial para desafogar o trânsito em regiões críticas e facilitar o deslocamento entre os municípios”, avalia o Executivo de Piratininga.
Apoio político
Na sequência das discussões técnicas, o prefeito Sandro Bola, o vice-prefeito Juninho Faria e o vereador Wander Luís Rodrigues buscaram respaldo político junto ao deputado estadual Ricardo Madalena (PL), pedindo o apoio dele para destravar trâmites burocráticos e fortalecer a articulação junto aos órgãos estaduais.
De acordo com Sandro Bola, a pavimentação da PTG 020 é considerada um marco para o desenvolvimento da região, tanto na mobilidade urbana quanto no incentivo à integração econômica entre Piratininga e Bauru.
“É um passo importante para o futuro da nossa cidade”, afirma o chefe do Executivo. “Estamos somando esforços técnicos e políticos para que essa obra, que é de interesse regional, finalmente saia do papel”.