
A partir deste ano, a USP participará do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação do Brasil, em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e às competências adquiridas ao longo da formação. A adesão da USP ao Enade foi aprovada pelo Conselho Universitário, na reunião realizada nesta terça-feira, dia 24 de junho.
"A USP, no passado, promoveu discussões e optou por não participar do Enade. Por isso, gostaria que este fosse um processo muito discutido com a comunidade acadêmica e isso foi feito pela Pró-Reitoria de Graduação. Entendo que a USP, que é uma das universidades mais importantes do Brasil, deve ser um parâmetro de qualidade na graduação, assim como o é na pós-graduação, por meio da avaliação da Capes", afirmou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.
"A adesão ao Enade foi construída de forma dialogada junto à comunidade docente e discente da USP, buscando-se alinhar nosso compromisso institucional com a qualidade da formação à responsabilidade pública de dar transparência à avaliação externa do aprendizado de nossos estudantes, conduzida no âmbito do Sinaes", explica o pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado.