
O Centro de Estudos do Hospital Unimed Bauru (Cehub) e o laboratório Genun realizam, em 26 de junho, das 19h às 20h, a palestra gratuita "Novas diretrizes para rastreamento de câncer de colo uterino por genotipagem para HPV", com o biomédico Marco Antônio Zonta.
Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Unifesp e pós-doutor na disciplina de Infectologia da mesma instituição, Zonta é pesquisador associado da Unifesp, do Instituto Butantan e da Euroimmun Academy (Alemanha). Líder do grupo de pesquisa "Oncologia Molecular, doenças infecciosas e Infecções sexualmente transmissíveis" e membro do Novacyt -Conseil Scientifique (Paris-France), ele abordará as mudanças recentes nos protocolos de rastreamento do câncer do colo do útero, incluindo novas diretrizes adotadas pelo Brasil em novembro de 2024.
Entre elas, está a substituição do exame de Papanicolau pelo teste molecular de PCR para HPV. O exame identifica diretamente o DNA do vírus HPV no material coletado do colo do útero, com diagnóstico mais precoce e preciso.
Segundo Lívia Nardi Lopes, farmacêutica-bioquímica, responsável técnica pelo laboratório de análises genéticas Genun (Unimed Bauru) e coordenadora da palestra, o novo teste consegue identificar o HPV antes de qualquer alteração nas células, permitindo um acompanhamento mais seguro das pacientes e identificando o risco de tumor com anos de antecedência.
Presencial e voltada a profissionais da saúde, a palestra será no auditório do Cehub, no Hospital Unimed Bauru. Inscrições: até 25 de junho no www.cehub.com.br. Informações: contato@cehub.com.br, (14) 99683-5956 e (14) 99607-3652, das 8h às 17h.