SAÚDE

Prefeitura abre licitações para Caps 3 e para duas USF

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Projeto para as Unidades de Saúde da Família
Projeto para as Unidades de Saúde da Família

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, publicou no Diário Oficial do último sábado (14) a abertura das licitações para as construções do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 3, que terá funcionamento 24 horas, e para as Unidades de Saúde da Família (USF) do 9 de Julho/Fortunato Rocha Lima e do Parque Roosevelt. As empresas interessadas em participar das licitações deverão entregar os documentos exigidos até setembro.

As contratações serão integradas, portanto, vão abranger tanto a elaboração dos projetos necessário como da obra. Os recursos para as unidades foram viabilizados após o município ter projetos aprovados no PAC do governo federal.

Em março deste ano, o vereador Júnior Rodrigues (PSD) cobrou em discurso na tribuna que a administração fizesse uma espécie de mutirão para levantar projetos e encaminhá-los ao programa do governo federal - entre os quais aqueles relacionados às unidades de saúde, agora contempladas.


Esboço de como será o Centro de Atenção Psicossocial (Foto: Divulgação)

"É um avanço importante. A gente apontou a necessidade de correr atrás das áreas disponíveis para pleitear os recursos do PAC, que vêm para atender demandas estruturais da Saúde. Com essas duas novas USFs, o município avança na estratégia de cuidados de prevenção e acompanhamento das famílias na ponta, de forma permanente, em dois bairros com um número grande de pessoas que dependem do SUS. É o que tem de mais avançado na atenção básica pra diminuir os riscos de que os pacientes caiam na fila da internação ou de cirurgia de urgência. E o CAPS III representa uma conquista histórica", afirma o vereador. O CAPS 3 será construído em uma área na avenida do Hipódromo, no Jardim Olímpico, na região do Núcleo Geisel. O espaço permitirá que o atendimento de pacientes de saúde mental seja realizado de forma adequada, com instalações apropriadas para o serviço. O prédio terá área construída de 736 metros quadrados, de acordo com o projeto básico.

A USF do 9 de Julho/Fortunato Rocha Lima será construída no quarteirão 2 da rua Benedito Daniel, no Núcleo Fortunato Rocha Lima. A USF funciona atualmente em um prédio que não comporta adequadamente as necessidades, e com o novo imóvel ainda será possível ampliar a cobertura para a população desta região.

Já a USF do Parque Roosevelt será uma nova unidade de saúde, no quarteirão 12 da alameda Sócrates, o que permitirá a implantação da estratégia de saúde da família no Parque Roosevelt. Tanto a USF do 9 de Julho/Fortunato Rocha Lima quanto a USF do Parque Roosevelt terão 868 metros quadrados de área construída.

Recentemente, as UBS do Bela Vista, Geisel, Mary Dota e Independência tiveram o funcionamento ampliado de segunda a sexta até as 23h, e aos sábados das 8h às 18h. As demais UBS também tiveram ampliação do funcionamento de segunda a sexta até as 19h. Já as USFs do Jardim Godoy, Santa Edwirges, Vila São Paulo e Vila Dutra funcionam de segunda a sexta-feira até às 22h.

Comentários

Comentários